Região
Apresentação já tem apoio de 819 de assinaturas
Ivoti – Durante o último fim de semana ocorreu a 41ª edição da Feira do Livro de Ivoti, onde diversas atrações foram apresentadas a comunidade, porém, uma delas foi cancelada de última hora.
O espetáculo teatral premiado “Cuco – A linguagem dos bebês no teatro” não foi apresentado a comunidade, e a produtora do evento Caixa do Elefante Teatro de Bonecos divulgou uma nota de repúdio endereçada a Secretaria de Turismo, Desporto e Cultura. De acordo com a nota, o cancelamento não foi explicado para os integrantes da companhia, mas a suspeita seria em relação ao posicionamento de alguns pais da cidade contra a suposta doutrinação de gênero:
“Uma campanha de desinformação sobre o espetáculo, partindo do grupo de Whatsapp “Pais Atentos” – que defende valores morais, cristãos e éticos da família -, chegou ao prefeito Martin Cesar Kalkmann (PP) como um alerta à população sobre supostas “doutrinações de gênero” contidas na peça teatral. A pressão para o cancelamento foi feita pelo coordenador de campanha eleitoral do Partido Liberal municipal, motivado tão somente por falta de cultura e puro preconceito. Às vésperas da apresentação no tradicional evento literário da “Cidade das Flores”, a peça foi retirada da programação do site da prefeitura sem nenhuma justificativa. Certamente, nenhum dos censores assistiu ao espetáculo teatral. Não bastasse o cancelamento, o coordenador pediu a exoneração da Secretária de Cultura e Turismo. A secretaria comunicou o cancelamento por telefone, na quarta-feira, 25/09, mas até o domingo, dia 29, o grupo não foi oficializado. Na ligação, informou que o motivo era a “preservação da integridade do elenco”.”
A nota também é um abaixo assinado digital que conta com 819 assinaturas que concordam com o repúdio para com a atitude tomada pela prefeitura. A resposta obtida pela reportagem pelos meios oficiais foi de que o espetáculo foi cancelado para evitar transtornos durante a feira:
“A fim de evitar que possíveis manifestações de protesto pudessem por em risco a continuidade da Feira do Livro, optou-se pelo cancelamento da apresentação.”