Coluna Dois Irmãos
Começo de conversa 15/10/2024
Mauri Marcelo Toni Dandel
WINDBANNER
Hoje tem sessão na Câmara e deve ter desdobramento o assunto dos ‘windbanner’ de candidatos nas ruas, “aquelas placas de pano sobre os canteiros públicos”. Na semana passada, o vereador Ramon comentou o assunto e o perfil do PT rebateu Ramon na internet. Mas não foi só o PT que fez uso…
Esse assunto vai dar pano para manga, pois Dois Irmãos fez lei municipal proibindo “placas”, cavaletes, windbanner e tal lá atrás, no passado. Aliás, qual partido ou vereador sugeriu criar essa lei no passado, alguém lembra?
Então, há Lei Federal que permite essas propagandas, tanto é que em NH e Porto Alegre parecia que nos canteiros públicos, em vez de flores e folhagens, brotavam “santinhos”.
NÃO QUER CALAR
Então a pergunta é: vamos liberar geral na próxima campanha? Você acha que deve ser liberado ou não?
PARA O FUTURO
Eu sou contra, mas quem sabe alguém me convença do contrário. Quem lembra da campanha de uns 15 anos atrás em que a Irineu e outras ruas eram cheias de cavaletes de políticos? Era uma tristeza!
Se o comerciante não pode, porque o político pode? Quem contribui mais para a cidade?
Se a Apae, a Assoc. do Hospital, a Liga e nenhuma entidade pode fazer uso do canteiro central para divulgar seu bingo, seu galeto, porque políticos podem?
Amanhã é Dia do Professor (meus parabéns aos mestres), então, por exemplo, se a gente quiser homenagear os mestres colocando placas no canteiro central, não pode. Então, porque o político pode? Por essas e outras, sou contra mudar a lei, pois não acredito que Dois Irmãos deva se transformar ‘numa’ 25 de Março!
SÃO JOÃO
-Vamos divulgar essa semana uma entrevista com o mais votado, Edinho, e com outros eleitos, Betinho, Kelvin, Andrea, Tavares, Paulinho e por aí vai. Edinho chegou a fazer 87 votos na Vida Nova, no São João.
– Ele foi o mais votado do São João, mas vale registrar o nome da Adélia, a agente de saúde que ficou em segundo nas seções do São João e se elegeu como primeira suplente do PP. Outros candidatos do bairro também fizeram boa votação lá, mas a diferença para esses dois foi grande.
RÁPIDAS
-Falando das urnas, Jerri ganhou em todas e Cleri ficou em todas em segundo (salvo alguma falha nossa), mas a seção em que Mauro quase passou Cleri foi na João Grawer, no Travessão: Jerri fez 117, Cleri 19 e Mauro, 16.
– Outra curiosidade é que na seção 25 da Mario Sperb (no Rübenich), Geca fez 13 votos, Mauro, 10, e Cleri, 19. Acredito que foi a única que o Geca ficou à frente de Mauro e próximo do segundo colocado.
– Mas, como falei, são curiosidades, talvez tenha algumas seções com outros fatos e números mais curiosos…
– A mensagem positiva do dia: “Um objetivo nem sempre se destina a ser alcançado, ele às vezes serve simplesmente como algo para se mirar”, de Bruce Lee. Abençoada segunda-feira!