Conecte-se conosco

Região

Ciclone extratropical pode atingir o Brasil nesta semana

21/10/2024 - 16h35min

 Ciclone deve se aproximar do Brasil entre quarta e quinta-feira 

O fenômeno deve provocar ventos fortes e uma onda de tempestades com vendavais

A MetSul Meteorologia alerta para uma situação meteorológica grave potencialmente com a atuação de um ciclone extratropical nesta semana que pode trazer vento intenso e onda de tempestades com temporais fortes a severos com danos entre a Argentina, Uruguai, e o Brasil.

O maior risco de tempo severo na região é previsto para quarta, quinta e sexta-feira. Ciclones extratropicais, que são áreas de baixa pressão com vento girando no sentido horário no Hemisfério Sul, se formam devido ao contraste térmico entre massas de ar.

O ciclone extratropical deve se formar entre quarta (24) e quinta (25) no Norte da Argentina. Na quinta-feira, temporais intensos e uma linha de instabilidade avançarão pelo Sul do Brasil. Na sexta-feira, o ciclone atingirá a região Sudeste do Rio Grande do Sul, gerando ventos fortes e rajadas intensas em áreas costeiras do Uruguai e do estado gaúcho, antes de se afastar ao longo do dia.

A MetSul alerta que o dia de maior risco de tempo severo será na quinta-feira, especialmente no Sul do Brasil, com possibilidade de temporais com chuva forte, raios, vento e granizo. As rajadas devem variar entre 70 km/h e 90 km/h, podendo ser mais intensas em áreas de lagoas e litoral. No sábado, ventos fortes persistirão na costa, mas vão diminuir ao longo do dia.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.