Coluna Dois Irmãos
Começo de Conversa 23/10/2024
Mauri Marcelo Toni Dandel
NOVIDADES
Lembra quando escrevemos, há alguns meses, que algumas empresas fecham e vão embora, mas vêm outras para a cidade? A novidade agora é o Agibank, primeiro banco digital que está se instalando em Dois Irmãos, quase em frente ao Diário. Outra será a Óticas Pisquey.
MEGA SENA
Você já deve estar sabendo que saiu um prêmio da Mega Sena aqui na lotérica da cidade. Foi um bolão e os R$ 113.414,39 divididos entre todos, vai dar cerca de 6.600 para cada apostador. E qual a importância disso para quem não ganhou, como eu? É que vai circular R$ 113 mil a mais no nosso comércio, é dinheiro que deixa de ir para Brasília ou para outra cidade do país. Parabéns aos sortudos e à lotérica!
MARCEL X POLÍCIA FEDERAL
Vai dar pano para manga: o deputado Marcel fez um discurso na Câmara para denunciar que “está sofrendo perseguição da Polícia Federal e do ministro do STF, Flávio Dino”, por conta de um discurso. Ele foi intimado pela Polícia Federal para prestar depoimentos, sem maiores detalhes.
2008: UMA ELEIÇÃO ICÔNICA
– A Legenda derrubou vereadores em 2024 e também em 2012, como falamos, mas, em geral, em todas as eleições acontece isso.
– Vamos voltar no tempo um pouquinho mais, em 2008, quando a vereadora mais votada foi a Tânia, com 2.055 votos.
-Naquela eleição, da mesma forma que aconteceu com Paulino Renz e Paulinho do PP, alguns vereadores ficaram entre os 9 e não se elegeram devido a legenda. A lista é grande: Léo Büttenbender (PSDB) fez 758 votos, Jailton de Lima (PDT) fez 616 votos, Edemar Rambo (PDT) fez 535 votos e Betinho Rossa (PT) fez 512 votos. Todos eles ficaram de fora por conta da legenda de seus partidos.
-Se alguns ficaram de fora por conta da legenda, sabe quem entrou? Eliane Becker (que fez 492 votos) e Jerri Meneghetti (com 468 votos). Como a coligação entre PP e MDB fez muito voto, acabou tendo maioria na Câmara, com Jerri e Eliane se elegendo.
– Continuamos: além de Léo, Jailton, Rambo e Betinho, outros dois grandes nomes que não se elegeram naquele ano foram Elo e Padeiro, mas eles fizeram menos que Eliane e Jerri.
-Em 2008, Padeiro Stoffel (MDB) e Elony Nyland (PP), ficaram na suplência com 426 votos e 411, respectivamente.
– Por falar em 2008, olha aí alguns nomes de candidatos a vereador, quanta gente conhecida! E, só para citar alguns, não dá para citar todos, veja: Gastão Schneider, Décio Weber, Carlão Kasper, Schenkel, Graciela Jaeger, Dra. Andrea, Jurema, Márcio, Andreas Arnold, Aldori Caciano, Eugênio Dullius, Marcio Schneider, Rudi Giehl e por aí vai.
– Mudando de assunto, a mensagem positiva do dia, de São Lucas, 6: “Deem aos outros e Deus dará a vocês. Ele será generoso e as bênçãos que eles lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos. (Mas) a mesma medida que vocês usarem para medir os outros, Deus usará para medir vocês”. Abençoada “segunda-feira”!