Região
Câmara de Picada Café homenageia os imigrantes alemãs em sessão solene
Picada Café – Um ato solene e muito celebrado. Assim foi a Sessão Solene que na noite de terça-feira, 22, celebrou a passagem dos 200 anos da Imigração Alemã na Câmara de Vereadores de Picada Café. A data fica próxima do Dia da Reforma – Reforma Protestante, e, em comemoração aos 200 Anos de Presença Luterana no Brasil. Membros da Paróquia Evangélica São João, além da Comunidade Evangélica São João, estiveram na sessão e foram homenageados. Em troca trouxeram a cultura através do Coral São João que entoou duas canções. O Pastor Odemir Simon, o presidente da Paróquia, João Luiz Laux, e o presidente da Comunidade São João, Edio Kunz, fizeram parte da mesa oficial da Câmara ao lado do presidente Neudir Hübler, o “Kégo”. O ato ocorreu logo após a sessão ordinária da Câmara de Vereaadores.
200 ANOS
Pastor Odemir Simon frisou que em 2024 a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, conhecida como IECLB, está celebrando duzentos (200) anos de presença
Luterana no Brasil, bem como é o Bicentenário da Imigração Alemã no Rio
Grande do Sul. “Em maio de 1824, na cidade de Nova Friburgo/RJ, e, 25 de Julho de 1824 em São Leopoldo, chegaram as trinta e nove (39) primeiras famílias de
imigrantes alemães, sendo 36 de confessionalidade luterana e 03 católicas”, frisou. O religioso afirmou ainda que os imigrantes logo construíram casas, escolas e igrejas. “Quem faz isso mostra que veio para ficar, em busca de uma vida melhor para suas famílias e seus filhos”, afirmou.
Hoje são cerca de 630 mil pessoas
Segundo dados estatísticos hoje são 630 mil pessoas, agrupadas em 1.800
Comunidades, 470 Paróquias, 18 Sínodos, presentes em todos os Estados
brasileiros. Possui uma rede escolar com 51 escolas; 18 hospitais e várias
dezenas de projetos sociodiaconais que atendem diariamente milhares de
crianças, adolescentes e pessoas idosas. A IECLB faz parte de comunhões
internacionais, como o Conselho Mundial de Igrejas e a Federação
Luterana Mundial, com parcerias diretas em cerca de 20 Igrejas ao redor
do mundo. O vereador Elo Bauer foi um dos preponentes do pedido de Sessão Solene e afirma a importância de valorizar a religião. “Picada Café é uma cidade privilegiada. Esses imigrantes trouxeram muitos sonhos e fé”, declarou.