Conecte-se conosco

Região

Mostra Cultural Asa Wa celebra diversidade e integração em Estância Velha

19/11/2024 - 17h21min

Atualizada em 19/11/2024 - 17h21min

No último final de semana, Estância Velha foi palco da Mostra Cultural Asa Wa, evento que reuniu mais de 60 artistas para celebrar a riqueza da diversidade cultural da cidade. Cerca de 400 pessoas compareceram à sede da Asas da Liberdade, no bairro Rincão dos Ilhéus, para prestigiar cinco horas de programação que mesclaram tradições africanas, gaúchas e germânicas.

A abertura ficou por conta do Mestre Casinho, da Escola de Samba Cruzeiro do Sul, de Novo Hamburgo, que apresentou uma envolvente exibição de percussão. A apresentação explorou a sonoridade dos instrumentos e terminou em uma vibrante apresentação de bateria carnavalesca. Já o Quarteto Germânico representou a música típica alemã, enquanto o cantor local Moba emocionou o público com clássicos da MPB que destacaram influências da cultura negra.

O tradicionalismo gaúcho também marcou presença com apresentações do CTG Serigote, que encantou com danças típicas e uma notável atuação de chula, e do CTG Mourão da Estância, que trouxe a Xirua e declamações de poesias regionais.

Entre os momentos mais marcantes da noite, a bailarina Juliana, da Escola de Dança Passo a Passo, assumiu o palco sozinha após o companheiro sofrer uma lesão. Seu desempenho de gafieira arrancou aplausos calorosos do público.

O encerramento ficou a cargo do Corpo de Danças da Asas da Liberdade, que celebrou a cultura afro-brasileira com um vibrante show de samba no pé. Em seguida, artistas de diferentes segmentos culturais uniram-se em uma celebração coletiva, reforçando a mensagem de união e respeito às diversidades.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.