Região
Associação do Patrimônio Histórico faz documentário pelos seus 30 anos
Muitos entrevistados contam a história da Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos (AAPHeCDI)
Por Mauri M.T. Dandel
Dois Irmãos – Em comemoração aos 30 anos que serão celebrados em 2025, a Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos (AAPHeCDI) documentário que abordará sua trajetória e impacto na preservação da memória local. Intitulada “Amigos da antiga Matriz”, a produção visa destacar o papel da AAPHeCDI na proteção e valorização do patrimônio histórico de Dois Irmãos e em iniciativas de educação patrimonial e formação cultural da comunidade.
O trailer trailer estará disponível nas redes sociais da Associação e do Espaço Cultural Antiga Matriz nesta sexta-feira. O lançamento do documentário completo está previsto para 2025, durante o aniversário da AAPHeCDI. A expectativa é que o filme inspire novos projetos e fortaleça o vínculo da população com suas raízes.
Conservação do patrimônio material e imaterial
Ao longo de três décadas, a AAPHeCDI se dedicou à conservação da cultura regional. O documentário inclui depoimentos de fundadores, voluntários, historiadores e membros da comunidade. A produção também destacará os esforços contínuos para manter a entidade viva e atuante.
A narrativa do documentário trará, ainda, a história de outras duas entidades com atuações exemplares: a Associação das Bordadeiras de Ivoti, que trabalha no resgate e reconhecimento dos Wandschoners como patrimônio imaterial, e os Amigos de Nova Roma do Sul, que se mobilizaram para reconstruir a ponte sobre o Rio das Antas, destruída pela enchente de setembro de 2023.
Para a produtora cultural Luana Khodja, uma das roteiristas, o documentário reafirma o compromisso com a memória e identidade locais: “Queremos celebrar o passado, mas também projetar um futuro onde o patrimônio cultural seja motivo de orgulho e união, incentivando novos atores na preservação cultural”.
Este projeto foi viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) e conta com gestão cultural da Imago Produtora e financiamento da Prefeitura Municipal de Dois Irmãos e do Ministério da Cultura.
Ficha Técnica
Direção: Alexandre Derlam
Imagens, Drone, Montagem e Finalização: Maurício Fröhlich
Pesquisa, Roteiro e Produção Executiva: Luana Khodja e Vera Maria Rausch
Direção Musical, Som e Mixagens: Gustavo Fallavena
Designer Gráfica: Grabriela Michels
Acessibilidade Comunicacional LSE: Isabel Varriale Damian
Assessoria em Comunicação: Miguel Eich
Produção: Prosa Filmes e Imago Produtora