Região
Chuva chega à região com alerta de tempestade
Por Cleiton Zimer
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para todo o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (6).
O primeiro alerta, de nível laranja, começa às 11h e abrange as regiões de Porto Alegre, Vales, Serra, Metropolitana, Central, Noroeste e Norte.
O alerta segue até as 23h59min e prevê chuva intensa, com possibilidade de 30 a 60 milímetros por hora, além de rajadas de vento de até 100 km/h e risco de queda de granizo.
O segundo aviso, que tem validade até as 18h, abrange a Fronteira Oeste, Campanha e Região Sul, com previsão de condições semelhantes.
Às 15h a chuva começou a cair em alguns pontos, como em Dois Irmãos, mas de forma tranquila.
Ver essa foto no Instagram
Cenário meteorológico
Segundo a Climatempo, a chuva pode atingir todas as áreas do Estado ao longo do dia, sem horário definido. Além disso, a temperatura deve permanecer elevada, e as rajadas de vento poderão afetar regiões não atingidas pela instabilidade. A projeção de satélite da Windy mostra que a frente fria, que se formou no Uruguai e foi intensificada por um sistema de baixa pressão oriundo do Paraguai, avança sobre o Estado nos próximos dias.
Entenda a formação da tempestade
A meteorologista da Climatempo, Alana Gabriela, explica que a virada no tempo é resultado de uma atmosfera bastante úmida, influenciada pelo calor de quinta-feira (5). Esse cenário favorece a formação de nuvens carregadas de chuva, que são intensificadas pela passagem da frente fria e pelo sistema de baixa pressão. A combinação desses fatores meteorológicos provoca a chuva volumosa e as rajadas de vento previstas para a região.