Geral
Cervejaria será reinaugurada no aniversário de emancipação
Linha Nova – Por volta de 1860, há mais de 150 anos, famílias de imigrantes alemães já estavam em territórios gaúcho, mais especificamente onde hoje é Linha Nova. Muitos costumes foram trazidos da Alemanha para o Brasil na imigração germânica, entre eles, a produção de cerveja.
A Família Ritter, uma das primeiras famílias a colonizar Linha Nova, fabricava cerveja em uma casa de pedras que fica onde hoje é o parque municipal George Ritter, em Linha Nova, que no nome homenageia um destes imigrantes. Nesta casa, a família começou a produzir cervejas e, muitos anos depois, o jovem município de Linha Nova, ficou conhecido no estado por ter sido o local onde surgiu a primeira cervejaria do Rio Grande do Sul.
Nas vésperas do aniversário de 26 anos da emancipação, que é no dia 20 de março, o prédio da antiga cervejaria dos Ritters será reinaugurada. Desde setembro de 2017 o prédio de 166 metros quadrados passou por uma restauração e agora, inaugurado novamente, é um marco para a história da cerveja, do município e do estado.
A RESTAURAÇÃO – O Ministério do Turismo participou com 50% do valor da obra, R$ 121.875,00. Os outros mais de R$ 120 mil foram de contrapartida. A inauguração do espaço restaurado é um marco para o Turismo no município que carrega o título de Berço das Cervejarias, dado pela Assembleia Legislativa.
O projeto de restauro desmontar e reconstruir toda a cervejaria. Os materiais utilizados originalmente foram parcialmente reutilizados, com o intuito de devolver as características originais ao imóvel.
Domingo no parque
A inauguração do espaço será durante o 4º Domingo no Parque, que tradicionalmente comemora o aniversário de Linha Nova. O evento é realizado junto com a Comunidade Evangélica e as cervejarias Origem, Tradição, Kaltbach e Schness Brauerei. O evento será no dia 18 de março.