Conecte-se conosco

Geral

Diário Rural: produtor de Presidente Lucena deve fazer a inscrição no Pró in Rural em janeiro

27/12/2024 - 10h59min

Tempo chuvoso tem beneficiado os produtores de milho.

Por
Cândido Nascimento

Presidente Lucena – O Programa de Incentivos é bem amplo em Presidente Lucena, segundo destaca o vice-prefeito e secretário da Agricultura Luiz Spaniol (Lui), e a cada ano que passa ele é melhorado para atender a contento as demandas dos produtores familiares rurais do município. Uma das novidades recentes é o transporte do adubo orgânico. Os produtores devem se inscrever em janeiro e fevereiro para obter os benefícios do Pró in Rural, por isso é importante se agilizar e fazer o cadastro na Prefeitura.

LAVRAÇÃO E HORAS-MÁQUINA

O programa abrange a lavração de roças, plantio e colheitas, uso de horas máquinas, fornecimento de adubo, como exemplo a retroescavadeira hidráulica, transporte de adubo orgânico e o transporte de calcário. No caso do transporte é a Prefeitura quem faz, e o produtor arca com o custo do produto.
Mas dentro dos programas tem a aquisição de mudas de acácia e eucalipto e de árvores frutíferas, aquisição de peixes para os donos de açudes. Convênio através do Programa Troca-troca de sementes em parceria com o Governo do Estado. O produtor paga somente no próximo ano as sementes adquiridas nesse sistema. Quando ele opta pelo milho transgênico, ele paga o equivalente à tecnologia da transgenia à vista.
Segundo Lui, as últimas chuvas têm beneficiado o crescimento do milho, garantindo uma excelente colheita. Grande parte usa o milho como silagem para tratar o gado nos meses de inverno, quando as pastagens são mais raras. Uma parte desses produtores usa o milho em grão para vender e tratar os animais.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.