Estado - País - Mundo
Preço dos combustíveis aumentou no ano de 2024
A média do valor da gasolina comum na região é de R$ 5,99
País – Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no ano de 2024, os preços médios da gasolina, do diesel e do etanol subiram nos postos de combustíveis do país. O reajuste no preço ocorreu por diversos fatores. O etanol teve o aumento de 20,46%, principalmente devido à queda na produção de cana depois das queimadas, e pelo alto preço do açúcar no exterior. Já os aumentos da gasolina, de 10,21%, e do diesel, de 3,41%, ocorreram, essencialmente, por conta da reoneração do Cofins e da alta do ICMS.
Outro fator relevante, foi o único reajuste de preço por parte da Petrobras, no mês de julho, de 7,11%. A empresa manteve sua decisão de não seguir mais a política de paridade internacional (PPI), que reajustava o preço dos combustíveis com base nas variações do dólar e da cotação do petróleo no exterior. Assim, interviu menos nos valores no último ano, os tornando menos inconstantes.
Porém, em comparação ao ano anterior, a gasolina não pesou tanto no Índice de preços ao consumidor (IPCA). Em 2023, os combustíveis causaram o aumento de 17,57%, enquanto em 2024, apenas 9,53%, diminuindo sua participação na inflação do país.