Conecte-se conosco

Geral

Mara Stoffel, a primeira prefeita de Herval: “Acima de tudo, o município somos todos nós”

08/01/2025 - 06h00min

Atualizada em 08/01/2025 - 06h34min

Mara enfrentou desafios históricos, bem como fez história na política, como se reeleger com quase 80% dos votos

Primeira mulher a comandar o Executivo fala da sua trajetória de oito anos

Mara Stoffel, do PDT, foi a primeira mulher a comandar Santa Maria do Herval, estando à frente da Prefeitura por dois mandatos consecutivos. Ao encerrar sua gestão em 2024, substituída pelo seu vice e agora prefeito eleito Gilnei Capeletti (MDB), ela destacou os desafios enfrentados, como a pandemia de COVID-19, secas, enchentes, temporais e o fechamento de grandes empresas.

Apesar das adversidades, apontou avanços significativos na administração municipal, com melhorias estruturais, planejamento financeiro e foco no turismo.

Conquistas e legado financeiro

Entre os principais feitos, Mara citou obras de infraestrutura, como pavimentações, ampliação de prédios públicos e construção de áreas de lazer. “Tivemos grande êxito para melhorar a vida da população hervalense e dos turistas que visitam nossa cidade”, afirmou.

Além disso, destacou a compra de equipamentos, terrenos e a conclusão de obras importantes, como o anexo do Ambulatório e o Caminhódromo.

A prefeita também enfatizou o planejamento financeiro iniciado em 2017. “No início do mandato, analisamos o orçamento anual e, a partir do segundo ano, iniciamos uma poupança para contingências. Isso foi fundamental para enfrentar crises econômicas e desastres naturais, garantindo recursos para as principais demandas”, explicou.

Reeleição histórica

Em 2020, Mara, ao lado de Gilnei, foi reeleita com 79% dos votos. Um marco histórico, nunca antes atingido na cidade. “Com certeza a reeleição é uma avaliação, ter a confiança dos hervalenses para a continuação do trabalho mostra que tivemos grandes acertos durante nossa gestão; que o nosso trabalho como uma política sem ataques e trabalhando para todos é o que a população quer e merece. Isso me traz sentimentos de felicidade, honra e de dever cumprido.

Turismo e economia como prioridades

Outro ponto central da gestão, segundo Mara, foi o fortalecimento do turismo ecológico e a implementação de medidas para diversificar a economia local. “Desenvolvemos um plano diretor para proteger o potencial turístico, com projetos como o Parque da Cascata e a instalação de um frigorífico para atender mais de 100 aviários do município”, disse.

Relacionamento comunitário e institucional

Mara pontuou o bom relacionamento com o Legislativo, a proximidade com a comunidade e parcerias com outras esferas de governo, empresas privadas, entidades, associações e fundações. “As portas da Prefeitura sempre estiveram abertas, e mantivemos contato próximo com deputados e municípios da região, fortalecendo projetos e garantindo apoio.

Inspiração para as mulheres

Ao falar sobre ser a primeira mulher no cargo, ela reconheceu o desafio inicial, mas celebrou a confiança conquistada ao longo dos anos. “Isso alavancou a confiança das mulheres em participar mais ativamente”, comentou.

Sobre o futuro, declarou esperar uma cidade próspera, com desafios sendo superados pelo trabalho coletivo: “Aquilo que construímos durante os oito anos vai muito além de obras: é a valorização de cada hervalense, não fazer a divisão entre as pessoas; que sirva de exemplo para aqueles que assim o percebem e continuem esta jornada. Acima de tudo, o município somos todos nós.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.