Conecte-se conosco

Região

Diário Rural: José Arnhold produz bananas que vão complementar a merenda escolar em Ivoti

10/01/2025 - 11h11min

Atualizada em 10/01/2025 - 11h12min

A produção da banana prata acontece durante o ano todo  (Crédito da foto: Cândido Nascimento)

As primeiras 400 mudas foram adquiridas com incentivo da Prefeitura

Por
Cândido Nascimento

Ivoti – Os antepassados de José Arnhold,
57 anos, já tinham tradição agrícola, tendo base a agricultura de subsistência, com o plantio de acácias e eucalipto, aipim, e hortaliças. Também tinham alguns animais de criação. José tem dois irmãos: Normélio e Selita. O pai, Otto Arnhold, plantava acácia, eucalipto, aipim, milho e feijão, plantas cultivadas até hoje nas propriedades dos descentes. José tem o seu forte na produção de banana prata, nas qualidades BRS princesa e BRS Platina, desenvolvidas pela Embrapa.
O pai de José faleceu aos 65 anos, em 1986, e a mãe, Loni, faleceu aos 92 anos, em 2023. Desde pequeno o filho auxiliava nos serviços da roça, os quais exerceu até os 21 anos de idade, quando foi trabalhar na fábrica de Schmiers Petry, em Presidente Lucena. Há 16 anos foram compradas as primeiras mudas de bananas, e já completa oito anos que o produtor começou a trabalhar na produção própria.

PRODUTO DIFERENCIADO

Para explicar a sua escolha pela banana prata, o morador da Nova Vila enfatiza que a ideia era trazer um produto diferenciado. “A banana era uma opção nova de produção na época. Eu e o Robertinho Ozaki, ali da Colônia Japonesa, compramos as primeiras mudas”, destaca o produtor rural. Um dos incentivadores na época foi o Édio Klein (falecido em 2018), que foi vereador, vice-prefeito e também presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ivoti, Lindolfo Collor e Presidente Lucena.
Em dois hectares, ele tem 2.000 mudas de bananas plantadas, devendo adquirir mais 600 em abril deste ano, que devem vir de Minas Gerais. A produção anual atinge em torno de 5 toneladas. Toda a colheita vai para a merenda escolar, sendo atendidas 5 creches e 10 escolas de Ivoti e 7 escolas de Lindolfo Collor. A entrega era feita através da Proagrii, que tinha cerca entre 15 e 20 associados, mas atualmente está desativada. Hoje o transporte é feito em parceria por dois produtores da Picada Feijão.

TRATOR FINANCIADO

José destaca que antigamente a vida era muito difícil na área rural, e que a lavração e o transporte de produtos eram feitos com carroça a tração animal. Com o tempo foram adquiridos os tratores. O trator de José, da marca Case, foi comprado em 2016, através de um financiamento do Pronaf Mais Alimentos, a juros baixos, através da Cooperativa Sicredi Pioneira. Casado com Maria Márcia, José é pai de Daniel, 34, e Manoel, 24, que tem as suas profissões próprias.
Um conselho que ele deixa para os mais novos é nunca desistir do seu sonho. “Se fosse preciso, começaria tudo de novo”, observa o produtor, que acorda geralmente às 5 horas da manhã, toma chimarrão e vai para a roça entre as 6h e 6h30. Ele destaca que é bom ter o próprio horário de trabalho, mas ressalta o compromisso de cuidar das plantas. A banana não dá muito trabalho e o cuidado maior é com a adubação, necessária para o desenvolvimento saudável da planta. Ele não usa secante na plantação, apenas na estrada, para que o solo e a natureza sejam preservados.

PROJETO PARA O FUTURO

A ideia é abrir ainda em fevereiro a estrada para dar acesso à plantação de bananas. Com isso a propriedade rural poderá ser visitada por professores e alunos das escolas de Ivoti e região. “É importante que os alunos saibam de onde vem o que comem na sua merenda escolar”, diz o produtor.

RICA EM VITAMINA B6

As bananas, incluindo a banana-prata, são ricas em triptofano e vitamina B6 que, juntas, auxiliam na produção de melatonina, o hormônio responsável por regular o sono. A melatonina ajuda a controlar os ciclos de sono e vigília, contribuindo para uma melhor qualidade do sono e um descanso mais reparador.

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.