Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Donald Trump toma posse para segundo mandato nos EUA

20/01/2025 - 08h10min

Atualizada em 20/01/2025 - 08h13min

Posse será nesta segunda-feira (Foto: Win Mcnamee/Getty Images via AFP)

Cerimônia em Washington nesta segunda-feira contará com mudanças devido ao frio extremo.

O ex-presidente Donald Trump assumirá oficialmente o segundo mandato como presidente dos Estados Unidos nesta segunda-feira (20), em Washington, a partir das 8h (horário de Brasília). O juramento acontece às 14h. O evento será realizado na rotunda do Capitólio e na arena Capital One, em razão do clima extremo que atinge a cidade. A cerimônia incluirá o tradicional juramento, apresentações artísticas e discursos.

Mudança no local devido ao frio

A previsão de temperaturas recordes na capital americana levou à alteração do local do evento. No domingo (19), a prefeita Muriel Bowser declarou estado de emergência por conta do frio intenso. Em vez de ocorrer na fachada do Capitólio, como de costume, a cerimônia será realizada na rotunda do edifício. Além disso, o desfile pela avenida Pennsylvania seguirá até a arena Capital One, que comporta 20 mil pessoas.

Essa será a primeira posse em local fechado desde 1985, quando Ronald Reagan também enfrentou condições climáticas extremas. A expectativa inicial era de 220 mil espectadores no terreno do Capitólio, mas, com a mudança, o número será reduzido.

Programação oficial

Trump fará o juramento de posse às 14h, no horário de Brasília, com a supervisão do Chefe de Justiça dos Estados Unidos, John Roberts. Em seguida, o republicano deverá discursar, destacando ordens executivas que prometeu implementar imediatamente após tomar posse.

Artistas consagrados se apresentarão durante o evento, incluindo Carrie Underwood cantando “America the Beautiful” e Christopher Macchio entoando o Hino Nacional. O Baile da Liberdade contará com Jason Aldean e Village People, enquanto outros shows serão realizados no Baile do Comandante-em-Chefe e no Baile “Luz das Estrelas”.

Prioridades do novo mandato

Durante um comício de vitória no domingo, Trump prometeu ações imediatas contra medidas do governo anterior. Entre os decretos planejados estão deportações em massa de imigrantes sem documentação, o cancelamento da Lei de Proibição do TikTok, a retirada dos EUA do Acordo de Paris e a imposição de tarifas sobre produtos de grandes parceiros comerciais.

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.