Polícia
PERSEGUIÇÃO: Condutor foge da GCM de Estância Velha, bate em muro e carro pega fogo
Na madrugada desta quarta-feira, dia 5, por volta das 0h10, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Estância Velha realizava uma barreira na Avenida Presidente Lucena quando deu ordem de parada a um Chevrolet Cruze. O condutor do veículo demonstrou intenção de obedecer, mas, no momento da abordagem, acelerou bruscamente e fugiu, dando início a uma perseguição em alta velocidade.
A fuga se estendeu pela BR-116, passando pelos municípios de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Esteio, até que, já em Canoas, o motorista perdeu o controle do carro, colidiu contra um muro e o veículo pegou fogo na lateral da rodovia.
Durante a perseguição, o condutor realizou diversas manobras perigosas, colocando em risco outros motoristas, chegando a arremessar o carro contra veículos que trafegavam na via.
Agentes da GCM retiraram os ocupantes do automóvel para garantir a segurança deles e acionaram o Corpo de Bombeiros para conter as chamas. No entanto, devido ao incêndio, não foi possível verificar se havia materiais ilícitos no interior do carro.
A operação contou com o apoio de guarnições da Guarda Municipal de Esteio e Canoas, além da Brigada Militar de São Leopoldo e Canoas.
Ao ser detido, o condutor afirmou que fugiu “porque não queria ser preso novamente”. No veículo, estavam ainda duas passageiras, uma delas menor de idade. Os três foram encaminhados à UPA de Canoas para exame de corpo de delito e, posteriormente, apresentados na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) do município.
O motorista foi autuado por direção perigosa e desobediência. O veículo foi recolhido e apresentado à Polícia Civil de Canoas, e os autos da ocorrência serão remetidos à Delegacia de Estância Velha, que dará continuidade às investigações.