Região
Autoridades preocupadas com a ponte de ferro
Prefeitos se unem com o objetivo de construir uma nova travessia
Por Nadine Dilkin
Presidente Lucena/São José do Hortêncio – Autoridades municipais estão preocupados com a questão da ponte de ferro Engenheiro Daniel Ribeiro, que liga Presidente Lucena e São José do Hortêncio. Atualmente só é permitida a passagem de veículos, com no máximo, 24 toneladas, mas há motoristas que não respeitam a sinalização e passam com a carga bem maior do que é permitido. Prefeitos pretendem construir nova ponte.
O prefeito Luiz José Spaniol (Lui), de Presidente Lucena, junto à prefeita Ester Dill Koch, de São José do Hortêncio, pretendem unir forças para construir uma nova ponte, com maior capacidade de comportar peso e a força do rio nas enchentes. O local, que recebe turistas, tem uma movimentação regional, além de ligar ambos os municípios, tem a passagem de veículos dos Vales Taquari, do Caí e dos Sinos, Paranhana e também Serra Gaúcha.
“Nossa preocupação é com as carretas que passam com carga maior do que o permitido”
LAUDO
O vice-prefeito J José Maurício Heck, de Hortêncio, conta que está sendo elaborado um laudo técnico para avaliar a situação de riscos da ponte de ferro, construída em 1961. “Não podemos ficar de braços cruzados diante da atual situação da ponte de ferro”, avalia ele. A ponte já ficou interrompida em janeiro deste ano para manutenções, que já aconteceram por diversas vezes, obrigando a troca dos pranchões de madeira.
ALTERNATIVA
A ponte de ferro, muitas vezes é usada como alternativa em momentos de desvios. Assim como aconteceu recentemente, o acidente com um caminhão que carregava cilindros de gás, na RS-122, em São Sebastião do Caí, na última terça-feira, dia 11. A pista foi totalmente bloqueada e uma das opções que os motoristas usaram foi passar na ponte por São José do Hortêncio, para chegar à BR-116 e seguir em direção a Caxias do Sul.