Região
Fim da novela: Mahindra vai ficar em Dois Irmãos
Saiba onde será a área onde a Mahindra vai se instalar para ampliar sua produção
Por Mauri M.T.Dandel
Dois Irmãos – Com a licença ambiental prévia em mãos, para se instalar em novo local, agora é oficial: a Mahindra vai ficar em Dois Irmãos e construir aqui na cidade sua nova fábrica de tratores.
POLÊMICA
O assunto têm gerado muita polêmica e serviu de palanque eleitoral na eleição passada, quando a Mahindra anunciou, com o Governador Leite, sua ida para Araricá. Contudo, a área não foi aprovada por órgãos governamentais do Estado e o impasse seguiu.
Desde então, Dois Irmãos vinha negociando, mais uma vez, a permanência da Mahindra na cidade. Ou, melhor, as negociações nunca pararam em definitivo (talvez) tendo sido iniciadas há muitos anos visando a permanência na cidade.
ARARICÁ
A área anterior, em Araricá, às margens da ERS-239, não teve autorização, por conta de rios e outros assuntos ligados ao meio-ambiente.
Então, mesmo após o anúncio, feito no Piratini, a empresa indiana teve de dar um passo para trás.
Com isso, Dois Irmãos continuou sua negociação com a indústria de máquinas agrícolas, que agora vai construir seu empreendimento em uma área que fica em Dois Irmãos, onde já tem a fábrica em prédio (menor) alugado, onde era a antiga Calçados Henrich.
ONDE
A área de terras onde vai se instalar a Mahindra fica na Colônia Japonesa. É uma extensa área que vai – curiosamente – interligar os dois distritos industriais de Ivoti e Dois Irmãos.
Então, em vez da Mahidra ir para a RS-239, ela vai construir sua planta fabril às margens da BR-116, mas com acesso também pela estrada da Colônia Japonesa.
Extra-oficialmente sabe-se que a Prefeitura já fez a desapropriação e os dois proprietários foram comunicados anteriormente.
COM A PALAVRA
Conforme o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, a Mahindra deve produzir oito mil tratores por mês, mais de quatro vezes o que fabricam hoje, para atender mercados da América do Sul.
O prefeito Jerri Meneghetti e o secretário da Indústria, João Luiz Weber, ainda não se pronunciaram oficialmente, mas destacam a importância da notícia no futuro do município.
SAIBA MAIS
– A previsão é de que o investimento da Mahindra chegue a R$ 100 milhões, com geração de mais de 400 empregos.
– Empresa indiana consegue licença para nova área para fábrica de tratores.
– Investimento chegará a R$ 100 milhões, com geração de 400 empregos
– Empresa quer produzir oito mil tratores por mês.

