Com uma participação altíssima de visitantes, cerca de 143.000, segundo dados dos organizadores, delegações de 64 países e de todas as províncias argentinas, além de operadores, agências de viagens e representantes de diversos serviços turísticos, realizou-se de 26 a 29 de setembro a 30ª edição da Feira Internacional de Turismo da América Latina.
Como todos os anos, com sede no La Rural, foi uma festa de sabores, música, cor, mas sobretudo um espaço de encontro e divulgação das novidades dos destinos turísticos e de outros setores da indústria de cara ao verão e além.
A Cidade de Buenos Aires, por exemplo, almeja continuar se consolidando como um centro de entretenimento, com grandes shows musicais, peças de teatro e encontros esportivos, e a fortalecer a chegada de turistas internacionais. Foi o que explicou Valentín Díaz Gilligan, presidente do Ente de Turismo da Cidade de Buenos Aires, no enorme estande que a capital argentina apresentou na feira e adiantou que a cidade será Capital Mundial do Esporte 2027.
“Estamos tendo um bom ano, com um incremento de 19% de turistas internacionais no primeiro semestre do ano em relação a 2025. Llegaram 1,6 millones de viajantes internacionales”, detalhou o funcionário portenho.
Destacou a recuperação do Brasil, sempre em primeiro lugar, e os Estados Unidos, em segundo.
Outro dos temas mencionados foi que o autódromo, que está em plena remodelação, apresentará o MotoGP em abril do próximo ano, o que marca o retorno da máxima categoria do motociclismo a Buenos Aires. “Queremos que a Fórmula 1 volte, almejamos ser o terceiro circuito latino-americano, junto com Brasil e México. A remodelação do autódromo terá os novos requisitos exigidos pela categoria”, concluiu.
A alegria brasileira
O Brasil teve uma presença forte, com estandes dos principais estados, hotéis e empresas receptivas que acrescentaram cor, alegria e novidades à feira. O objetivo principal do país vizinho é se consolidar como o destino mais escolhido pelos argentinos. Para ajudar na promoção, lançaram a campanha O país que te completa, contou Sáskia Lima, gerente de gestão da Embratur e assegurou que “têm ótimas expectativas para o verão”. Até o momento já visitaram o Brasil 2,3 milhões de argentinos e esperam chegar ao recorde de 2025, quando cruzaram as fronteiras 3,3 milhões.
Sáskia Lima também detalhou que Rio de Janeiro é a cidade que mais recebe argentinos, mas que recentemente houve um grande crescimento do destino Rio Grande do Norte, no Nordeste, com destinos como Natal e Pipa.
A funcionária destacou que há melhor conectividade com outras cidades. De fato, será testado um voo charter experimental para Vitória, no Espírito Santo.
O Brasil também promoveu a Copa do Mundo de Futebol Feminino, que será sediada no próximo ano.
Rio Grande do Sul lançou a campanha “¡Viví el camino!”. Como o estado gaúcho costuma ser percorrido todo verão por milhares de argentinos, eles querem incentivá-los a ficar alguns dias e descobrir suas atrações. Até agosto de 2026, o estado registrou quase um milhão de turistas argentinos. Para quem não conhece, vale a pena dar uma volta por estas terras, muito diferentes do Brasil que se imagina normalmente. Não há praias, mas serras. Elaboram vinho, os restaurantes servem fondue e o Natal em Gramado, o principal destino turístico da região, dura três meses (as festividades com uma decoração impactante começam em 22 de outubro e se estendem até 17 de janeiro). Além disso, é possível voar de balões aerostáticos em Torres e praticar esportes de aventura.
Também aproveitaram para convocar “El Trabajo de tus Sueños”, um certame internacional que escolherá cinco duplas de criadores de conteúdo procedentes da Argentina e do Uruguai. Cada dupla vencedora percorrerá o estado com as despesas cobertas e receberá um prêmio em dinheiro de US$1000.
Boas expectativas no Uruguai
Como todos os anos, o Uruguai se prepara para receber os argentinos e espera que seja um verão muito melhor do que o anterior. “Um relatório sobre a temporada aponta que vai ser melhor. O verão 2026 no Uruguai cresceu em outros mercados, mas caiu na Argentina. A boa notícia é que o gasto médio subiu”, conta Cristian Pos, diretor nacional de turismo do Uruguai.
Explica que a queda de argentinos foi entre famílias de classe média e que esperam reconquistar esse contingente na temporada que se aproxima. Também confirmou que manterão os benefícios fiscais habituais e muito valorizados pelos visitantes, como o reembolso do IVA em gastronomia, hotelaria e compras.
Quanto à conectividade, destacou a chegada do China Zorrilla, o maior barco elétrico que operará a Buquebus e os incentivos às companhias aéreas que oferecerem novas rotas e trouxerem mais estrangeiros ao país vizinho.
Quanto às melhorias que verão os visitantes, destaca-se o porto de Colônia, que está em remodelação; nas rodovias 1 e 9 estão sendo realizados trabalhos de duplicação de vias e em Atlántida começarão as obras de saneamento, o que facilitará o crescimento hoteleiro.
Mais que praias e compras
No setor do Chile, onde 47 empresários trouxeram sua oferta à FIT, a subsecretária de Turismo, Maria Paz Lagos Valdivieso, comentou que eles querem que os argentinos conheçam a geografia variada do Chile: “Não queremos que os argentinos nos vejam apenas como destinos de férias, praia e compras, mas sim que percorram o território, porque temos produtos únicos, como o astroturismo em Coquimbo e termas em diferentes lugares”.
Os turistas nacionais representam quase 50% dos estrangeiros que o Chile recebe. No ano passado cruzaram os Andes 2,8 milhões de argentinos, o que significou um recorde para o país vizinho.
A funcionária também adiantou que a Estrada Austral será pavimentada e que esperam que o deserto florido, que hoje está em seu auge no Atacama, possa integrar a lista de Patrimônio Mundial da UNESCO.
Por outro lado, comentou que trabalham para facilitar as viagens pela região. “Queremos que haja uma taxa de embarque internacional mais baixa, que agilize as viagens”, concluiu.
Na feira também foi detalhado que A América Latina tornou-se uma das regiões emissoras de turismo que mais cresce, com um aumento na frequência do viajante de 32,53% em 2025 em relação ao ano anterior. Esses dados foram apresentados por um novo relatório da Civitatis, a plataforma de venda de visitas guiadas, excursões e atividades em espanhol e português no mundo, que realizou com base em dados de 1.200 viajantes de Argentina, Brasil e México.
Segundo o relatório, a Argentina foi o segundo país com a emissão de viajantes mais frequente da região, com um aumento de 21% em 2025 vs. 2024, ficando atrás do Brasil, que registrou incremento de mais de 30%; e à frente do México, com 19%.
De acordo com o levantamento, os viajantes de Argentina e Brasil foram os que mais dias ficaram fora de casa, com estadias entre 8 e 9 noites, embora despendendo menos por viagem do que o turista norte-americano ou europeu, e até mesmo que o brasileiro.
A maioria dos argentinos que utilizaram a plataforma realizavam entre 1 e 3 viagens por ano, enquanto os brasileiros passaram de 4 viagens/ano. A estadia média dos viajantes argentinos foi de 9 noites (a mais longa, junto com o Brasil, que registrou 8).
Alberto Gutiérrez, fundador da empresa, ressaltou: “O mercado argentino está muito bem. Este ano está crescendo 35%, o que, para como as coisas estão, considero um grande sucesso. Por exemplo, 22% dos argentinos que foram à Espanha no ano passado utilizaram a Civitatis e esse é o dado com o qual fico satisfeito na feira”.
Também disse que os argentinos continuam usando muito os free tours, que foram pioneiros em oferecê-los. “Fomos os primeiros a colocá-los em uma plataforma online global e o volume de free tours que vendemos é muito alto. Se você quer fazer uma visita guiada por Madrid, você tem que fazer um free tour, pois ele a substituiu; a visita guiada por um destino tornou-se free tour, ou seja, todos o reservamos porque é o que há”.
As assistências de viagem se consolidam como um produto fundamental e irrenunciável na hora de viajar ao exterior. Hoje, 8 em cada 10 argentinos saem do país com uma assistência ao viajante contratada, segundo dados fornecidos pela Assist Card.
“Celebramos que temos entre 60% e 65% do mercado na Argentina e que neste ano superamos 20% de crescimento nas vendas. Por trás desses números há pessoas que nos escolhem pela nossa experiência, solvência, capacidade de resposta e de apoio humano”, disse Sebastián Bras Harriott, gerente país da Assist Card Argentina e Chile. Também explicou que o crescimento de 20% em vendas tem o impulso de parcerias estratégicas recentes com companhias aéreas como Aerolíneas Argentinas e Iberia e também com empresas de medicina privada, como Galeno e o Hospital Alemão.
Por sua vez, a Universal Assistance apresentou um produto que contempla doenças preexistentes. “É um upgrade que custa 60 dólares, que se soma à assistência escolhida e cobre até 500.000 dólares como teto”, explica Diego Barón, diretor regional de marketing e digital. “É algo que a empresa decidiu ter, mesmo não sendo tão rentável. Queremos ser inclusivos e que todos possam viajar”, acrescenta. Também comenta que após a Copa houve uma explosão de turismo e que as vendas subiram 15%.
Novas propriedades
As novidades das grandes cadeias hoteleiras também estiveram presentes nessas intensas jornadas da feira.
Desde a Accor adiantaram que terão cinco novas aberturas na Argentina nos próximos três anos. Quatro hotéis serão da marca Ibis e ficarão em Ushuaia, Lomas de Zamora, Escobar, no aeroporto de Rosário; por sua vez, Merlo, em San Luis, receberá um Mercure. Além disso, será inaugurado um Sofitel em Puerto Madero.
Marcus Simões, vice-presidente de vendas da Accor Américas, comentou que a rede hoteleira com mais de 5.800 hotéis e resorts, 10.000 bares e restaurantes, teve um ano muito positivo na Argentina. “O mercado vem crescendo de maneira sustentável; neste ano os argentinos cresceram 6% em relação a 2025. E as receitas aumentaram 20%. Entre os países latino-americanos, a Argentina fica atrás do Brasil”.
Na Club Med, rede all inclusive com resorts de praia e de neve, destacaram as novas aberturas e adiantaram as que têm previstas, como o hotel de Gramado, nas serras gaúchas brasileiras, em novembro de 2027, que terá uma pista de neve artificial que funcionará durante todo o ano. Também será inaugurado o Borneo em 2028.
“Para 2035 queremos duplicar o portfólio de propriedades, somando 50/60 resorts nos próximos 10 anos”, destacou Leonardo Petricca, Marketing & Digital Manager South America Hispanic.
Em relação ao mercado argentino disse: “Tivemos um crescimento de 7%. Escolhem, em primeiro lugar, o resort de Rio das Pedras, depois Trancoso e, em terceiro lugar, Miches, na República Dominicana, e Turks e Caicos, que tem nos surpreendido bastante, pois é um resort para adultos, muito procurado por casais”, concluiu.