Coluna de Ivoti
Panela de Pressão – 17/06/25
Por Raul Petry
PERMUTA
Vai ser construído um prédio na Rua São Leopoldo, ao lado da Praça Ecológica. Para tanto deverá ser feita uma permuta de parte da área pertencente a Prefeitura na Rua São Leopoldo por uma área pertencente a Construtora. Volnei foi ver a área e disse o seguinte: que desde 2008 a área indicada para permuta tem isenção do IPTU por ser uma APP. Nos registros da Prefeitura consta que deveria ter ali uma igreja e uma escola. Na prática trata-se de uma APP, com 2 metros de plano e o resto um perau. Como vai ser permutada uma área que tem igreja e escola! pergunta o vereador.
QUEIXO CAÍDO
Quando da sessão da Câmara onde Volnei fez a revelação de que a área oferecida pela Construtora tinha uma igreja e uma escola em cima, todos ficaram boquiabertos, tanto quanto a secretária da Fazenda. Na verdade não tem nada em cima, só nos registros da Prefeitura. Armando Frohlich, que agora é vereador, explicou que em Ivoti existem muitas e muitas áreas que são APP e isentas de pagamento de IPTU, não somente esta. Esta área em questão é considerada imune, ou seja, não precisa pagar por causa da igreja e escola. Muito estranho, quem inventou a igreja e a escola se elas não existem?
ISENÇÃO
A questão das APPs virou uma salada de frutas. Muito se discutiu no passado na Câmara Municipal para isentar as APPs de isenção do IPTU e nunca se conseguiu. Agora se ficou sabendo que existem várias áreas que não pagam por serem APPs. Tem vereador boquiaberto, sem saber o que dizer.
FILA
Há uns 15 dias havia fila de pessoas para atendimento no Mais Vida. Talvez hoje mudou. Marli revelou que temos 16 casos de Dengue e dezenas em estudo. Covid não tem nenhum. Ela pediu a contratação de mais um médico neste momento excepcional de muitas doenças por causa da época.
URGÊNCIA
Sempre nesta época do ano dobra ou triplica o atendimento a pacientes na área da saúde devido a doenças próprias da época. Marcio Guth pediu o projeto hidrossanitário do prédio em construção. Disse que foi procurar e não achou nem sinal do fossa. De qualquer maneira a solução para o excesso de gente a ser atendida é a conclusão do prédio do Centro de Especialidades. Pires disse que num dia foram atendidas 165 pessoas e no outro 208. É muita gente para apenas quatro salas.
NOTA 10
O normalmente crítico Marcio Guth deu nota 10 para o atendimento no Mais Vida. “Show de bola” foi mais uma expressão usada. Para ele o problema é no hospital onde são atendidas as emergências. As pessoas chegam a ir do hospital para o Mais Vida por demora no atendimento.
