Conecte-se conosco

Notícias

Veja o que diz a companhia sobre o caso dos moradores de Dois Irmãos retidos em Bali

27/06/2025 - 06h15min

Grupo de brasileiros, incluindo quatro moradores de Dois Irmãos, estão tendo que arcar com as próprias despesas desde o cancelamento do voo (FOTO: arquivo pessoal)

Após a publicação da reportagem relatando a situação de quatro moradores de Dois Irmãos e outros 20 passageiros gaúchos retidos em Bali, na Indonésia, a Qatar Airways enviou um posicionamento ao Jornal O Diário.

O grupo de 24 passageiros saiu do Brasil no dia 9 de junho para uma viagem pelo sudoeste da Ásia e deveria retornar na última terça-feira (24). No entanto, os voos QR963 (Bali–Doha) e QR779 (Doha–São Paulo) foram cancelados sem aviso prévio. Desde então, os passageiros relatam que estão arcando com todas as despesas por conta própria, sem qualquer tipo de assistência da companhia aérea.

Segundo Mauri Reis, um dos dois-irmonenses afetados, o atendimento prestado até o momento foi inexistente.

A Qatar Airways cancelou nossos voos sem qualquer orientação. Quando procuramos ajuda no aeroporto, simplesmente nos entregaram um papel com um endereço de e-mail para contato. Desde então, estamos no terceiro hotel, aguardando um posicionamento da companhia e pagando tudo do nosso bolso — relatou Mauri, na noite de quinta-feira (início de sexta-feira em Bali).

Ele também destacou que o grupo inclui idosos e pessoas com problemas de saúde, o que agrava ainda mais a situação. Um dos passageiros, por exemplo, tinha uma sessão de quimioterapia agendada para esta sexta-feira no Brasil e não conseguirá chegar a tempo.

Já tivemos outras experiências de cancelamento de voos, mas sempre houve suporte das companhias aéreas. Desta vez, parece que estamos lidando com pessoas irresponsáveis — desabafou Mauri.

O que diz a Qatar Airways

Em resposta à reportagem, a Qatar Airways informou que suas equipes estão trabalhando para dar suporte aos clientes afetados após a reabertura do espaço aéreo no Estado do Catar, fechado durante o recente conflito no Oriente Médio.

Estamos em processo de restauração da nossa rede global de mais de 170 destinos e estamos auxiliando todos os passageiros afetados com remarcações e suporte o mais rápido possível”, destacou a empresa.

A companhia também declarou que reforçou o atendimento presencial com equipes adicionais no Aeroporto Internacional Hamad, em Doha, e em outros pontos estratégicos da sua malha aérea para oferecer auxílio direto aos passageiros.

Como forma de flexibilização, a Qatar afirma que os clientes com viagens programadas até 30 de junho de 2025 poderão remarcar os voos sem cobrança de taxas até 15 de julho ou solicitar o reembolso integral do trecho não utilizado, também sem taxas.

Por fim, a empresa agradeceu aos passageiros pela paciência e orientou que acompanhem as atualizações diretamente no site oficial ou no aplicativo da companhia.

Enquanto isso, o grupo de brasileiros segue aguardando uma solução concreta para conseguir retornar ao país.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.