Notícias
Mais um amanhecer gelado na região: termômetros marcam -1°C em Santa Maria do Herval
A quarta-feira (2) começou com mais um amanhecer congelante em Santa Maria do Herval. Os termômetros marcaram -1°C nas primeiras horas do dia, deixando os campos cobertos por uma fina camada de gelo, como mostra a imagem registrada por moradores na localidade de Padre Eterno Baixo. Até mesmo os animais amanheceram cercados pela paisagem esbranquiçada típica dos dias mais frios do ano.

Campo coberto por geada nesta manhã de quarta-feira.
O cenário reflete o que tem sido registrado em todo o Rio Grande do Sul desde o final de junho, quando uma intensa massa de ar polar chegou ao Estado, derrubando as temperaturas e provocando geadas em várias regiões.
De acordo com a Climatempo, essa quarta onda de frio de 2025 – a segunda do inverno – teve início no último sábado (29). As temperaturas seguem abaixo da média histórica até sexta-feira (4), quando a previsão aponta um gradual aquecimento.
Mesmo com a expectativa de temperaturas mais amenas nos próximos dias, os meteorologistas alertam que o frio ainda não acabou. O mês de julho deve ter pelo menos mais duas ondas de frio, embora menos intensas.
A partir do fim de semana, os termômetros começam a subir, com mínimas e máximas voltando a se aproximar da média do mês. Em Santa Maria do Herval, por exemplo, a mínima prevista para os próximos dias deve ficar entre 5ºC e 9ºC, com máximas chegando a 16ºC e 17ºC.
Mesmo assim, para quem gosta de frio, a recomendação é aproveitar os últimos dias desta fase mais rigorosa, pois a tendência é que as próximas massas de ar polar sejam menos severas.
