Coluna de Ivoti
Panela de Pressão – 14-07-2025
Por Raul Petry
COLONO
Duas das mais importantes categorias do Brasil, que são os colonos e os motoristas – um produz e o outro transporta -, terão o seu dia consagrado a eles no 25 de julho. Em Ivoti temos duas festividades separadas para marcar a data. A primeira é o dia consagrado ao colono. As comemorações serão dias 19 e 20 de julho, tendo como ponto alto o desfile festivo pela Av. Presidente|Lucena.
MOTORISTA
E o dia consagrado aos motoristas, que também transcorre no dia 25 de julho terá o tradicional desfile do motorista com bênção, que inicia depois da missa na Igreja Católica. Dificilmente não passa de 500 veículos participando do desfile festivo. Trata-se tradicionalmente de um mega desfile em exaltação ao motorista.
TEMPO
Pena que o tempo não colaborou no final de semana. Não fez sol tampouco choveu. Mas o tempo estava muito ruim, frio e nublado. Deste nosso inverno de 2025 ninguém pode reclamar. Estou falando de quem gosta do frio e o comércio em si.
MELANCOLIA
Não tem dúvida de que o clima sem sol deixa as pessoas com um ar de melancolia. No sábado tinha um evento na Casa Adoma no Núcleo de Casas de Enxaimel com a presença da banda Os Atuais. O tempo estava enfaruscado e o público foi bom. No entanto, se tivesse sol, no mínimo haveria a presença de mais 500 a 1.000 pessoas.
INCENTIVO
Um projeto de lei aprovado na Câmara Municipal dá incentivo a atletas de Ivoti que se destacam em competições a mais de 150 km da cidade. Uma verba de 250 mil anual foi destinada para esta finalidade. O incentivo ao esporte é sempre indicado pelos benefícios que traz para os atletas. A iniciativa foi dos vereadores Ivanir Mees, Marli Heinle Gehm e Cleiton Birk.
DESTAQUE
Esta legislatura se destaca por um motivo muito simples. Seus vereadores fazem leis, é para isso que eles estão lá. De qualquer maneira ela é melhor e mais homogênea. Seus componentes são de um nível bom e se expressam quando necessário. Além de tudo, fazem leis.
ZERO
Esta lei de incentivar os desportistas da cidade é muito boa e vem de encontro a tudo que se recomenda. Se você vai no médico, a primeira recomendação que ele faz é pedir para o paciente se exercitar. E para isto não tem idade. Já tivemos legislatura que não fez nenhuma lei. Simplesmente se limitou a votar os projetos que o Executivo enviava. Esta atual já fez mais de uma. Tomara que continuem assim!
FAZER POR FAZER
Os “nobres edis” só precisam prestar atenção para uma coisa. Não fazer por fazer. Os projetos devem ter sua razão de ser. Um exemplo a não seguir: o Congresso Nacional. Devemos rezar para não fazerem nenhuma lei, porque 99% não servem para nada. Quase tudo que se faz lá é para piorar a vida das pessoas.
