Coluna de Ivoti
Panela de Pressão – 06/08/2025
Por Raul Petry
SALA DOS CONSELHOS
Faz no mínimo uns 30 anos que a vereadora Marli Heinle Gehm pede uma sala para os diversos Conselhos funcionar. Pediu outra vez. Valdir, você já fez tanto em meio ano, atende o pedido da Marli e resolve esse poblema. Há um ano ouvi falar que o Conselho Tutelar funcionava numa espelunca.
CRUZADO
Faz muito tempo que não acontece uma rusga entre dois vereadores como desta vez. Acontece que Armando Fröhlich trabalhou anos na Prefeitura e só deixou o cargo no setor de licenças para construir quando se aposentou. A propósito, Marcio Guth quer saber como está o Fundo de Aposentadoria. Se responderem para ele que está ‘hígido’ vai ser um problema. Quem vai explicar para ele.
VOLTANDO
Voltando para a rusga. Volnei Gross continua cutucando a onça com vara curta. Ele quer saber como ficam os proprietários que nunca pagaram IPTU e deveriam ter pago. Está insistindo no assunto. Armando explica que tinha épocas lá atrás que o pagamento ou não do IPTU era decidido muitas vezes informalmente, sem amparo na lei. Tipo o que acontece com a liberação de prédios.
ENTREGA
O atual prefeito entregou como funcionava o esquema. O construtor quer construir e o prefeito exige investimentos que não são da conta do construtor, que acaba pagando porque não tem outro jeito mesmo. Lembram da Arena do Grêmio. A OAS na época assumiu fazer todo o entorno da Arena. Aí vem a pergunta. Esta não é atribuição do município?
RECONHECIMENTO
Nunca vi um prefeito meter o pé na jaca como o atual. Em meio ano fez mais do que outros em quatro. É que ele inverteu a lógica. O prefeito anterior deixou a maioria das obras para o último ano. Quase todos agem assim. Valdir está fazendo o contrário. Para onde você olha está tocando obras.
QUATRO CANTOS
Na direção de Dois Irmãos tem obras na Colônia Japonesa. Na direção do belvedere no centro começaram as obras agora. Os estacionamentos estão em implantação. Plantio de flores estão por todos os lados. Novo passeio público na Rua São Leopoldo vai de vento em popa, já com plantio de flores no respectivo canteirinho. Esgoto pluvial no bairro Bom Jardim sendo tocado ao mesmo tempo. Aliás, reivindicação de 30 anos.
CEREJA DO BOLO
Agora vem a cereja do bolo. A duplicação da Castro Alves deverá estar concluída no final do segundo ano. Na semana retrasada houve reunião para tratar da obra no gabinete do prefeito. Os vereadores foram convidados, mas só o careca Ivanir Mees foi. O projeto já estava pronto na gestão anterior, mas deve ter sofrido modificações. O problema é aqui no centro, onde afunila na rotatória que leva para a Colônia Japonesa e para o centro. No entanto, acharam a solução e projeto está pronto.
