Destaques
Mais sabor e saúde com o selo de alimentos orgânicos que será lançado em Ivoti
Ivoti – Para fomentar a prática dos alimentos orgânicos e desenvolver a agricultura local, a Prefeitura, por meio da Emater, está desenvolvendo um selo. Segundo o engenheiro agrônomo da Emater, Rodrigo Sasso, existe o Cadastramento de Organizações de Controle Social (OCS), que garante a qualidade orgânica dos produtos comercializados diretamente pelos agricultores familiares. “Estamos criando a nossa própria OCS, a Proagriano. A documentação já foi enviada. Estamos esperando que seja feita auditoria e por fim a aprovação”, detalhou Sasso.
Desde março de 2018, sete agricultores de Ivoti e região já trabalham no cultivo de produtos inteiramente orgânicos e propícios para serem desenvolvidos na localidade. Eles serão os responsáveis por comercializar as hortaliças, legumes, frutas e verduras com o selo Proagriano. Um deles é o produtor de bananas, José Alfredo Arnhold, de 51 anos. Dos seus dois hectares, um já foi destinado à plantação de bananas orgânicas. “A minha intenção é fazer com que toda a minha produção seja orgânica, mas isso demanda tempo e uma mão de obra maior”, comentou o produtor rural, que avalia como positiva a mudança na maneira do plantio. “Meus clientes relataram que o gosto da fruta ficou melhor, mais doce. Sem contar na garantia de que ele é um produto livre de agrotóxicos”, observou.
Lei Municipal incentiva os orgânicos
De acordo com a Lei Municipal 39/2017, Ivoti deverá acrescentar a cada ano 5% de alimentos orgânicos na merenda escolar. Ainda de acordo com a Lei, a meta é alcançar a marca de 40% até 2025.
Leia também:
Vereador de Lindolfo recebeu “prêmio” de instituto denunciado no Fantástico