Região
25ª Feira do Livro: mais que uma feira, um encontro de arte e cultura em Picada Café
Picada Café – A cultura e a arte estiveram a tona dos últimos sete dias de Picada Café. Nas escolas, na comunidade, no Parque Jorge Kuhn e em casa, sim, em casa, novos livros chegaram e já divertem crianças e adultos. A abertura da Feira do Livro de Picada Café ocorreu quinta-feira, 2, e teve homenagem para escritores e patrocinadores. Além disso, ocorreu a entrega simbólica dos vale livros. Esse ano cada estudante recebeu um vale de R$ 30,00, um incentivo para a compra de livros. Além disso, a empresa Rincão Estofados fez a aquisição de 260 vales e distribuiu aos colaboradores como forma de incentivo a leitura. O prefeito Daniel Rückert afirmou a importância da educação na formação de novos cidadãos. “Hoje temos 1.010 estudantes nas escolas. E a formação deles justifica nosso investimento em educação”, frisou. Outra que enalteceu a importância da leitura foi a secretária de Educação, Cristina Bennemann. “A Feira do Livro é um espaço de encontro do conhecimento. Ela já faz parte da história da comunidade há 25 anos. O livro ensina, desperta e transforma”, enalteceu. Já Dione Maciel Kuhn, presidente da Associação Cultural, afirmou que a “feira propõe conhecimento e cultura. A literatura desperta sentimentos e emoções”.
UM PALCO DE ARTISTAS
As celebrações dos 25 anos da Feira do Livro foram de fortes emoções e o Parque Jorge Kuhn lotado. O palco do evento foi de encontro. Encontro dos pais e familiares com eles, os estudantes artistas. As escolas prepararam apresentações desde danças, roda de capoeira, canções, coreografias, momento de emoções, patinação, cultura e muitos aplausos. O vale livro inspirou pais a buscar obras, além de estudantes. O vendedor Mateus Pacheco estava satisfeito com a procura. “Os livros mais procurados são de literatura infanto juvenil. A gente participa todos os anos e a procura por novos livros está boa”, frisou. Quem estava entre os livros é o industriário Alexandre Utzig. Ele acompanhava a filha pequena que ainda não está com idade de leitura. “Mesmo assim a gente já pega e mostra a ela. Queremos que seja uma amante dos livros”, frisou o pai. A 25ª Feira do Livro foi uma realização da Prefeitura de Picada Café e Associação Cultural, com o financiamento da Lei de Incentivo à Cultura – Pró-Cultura/RS e o patrocínio de SugarShoes, Box Print e Cofrag. Conta com o apoio de Coopershoes, Sicredi, Sicoob e Cresol.
“Cidade com muitas histórias nas escolas”, diz patrona
As celebrações dos 25 anos da Feira do Livro de Picada Café tiveram como patrona a escritora Kênia Colares. Ela dividiu a semana nas escolas e no Parque Jorge Kuhn com os escritores João Pedro Roriz, Elaine Cavion, Glória Kirinus e Shirley Souza. A patrona falou do que encontrou em Picada Café. “É uma cidade querida e acolhedora, que incentiva a leitura, com muitas histórias nas escolas. A leitura é capaz de mudar vidas e isso Picada Café demonstra acreditando e investindo em educação”, frisou. Além da patrona, os demais escritores também foram homenageados na abertura da feira.
Vencedores do Concurso Literário anunciados
Durante a Feira do Livro ocorreu a definição dos destaques do Concurso Literário. Neste domingo, 5, a secretária de Educação e o prefeito Daniel fizeram uma análise do evento. “A 25ª Feira do Livro foi um momento de grande valorização da leitura, da cultura e da nossa comunidade escolar. Ver os alunos participando, interagindo com os escritores e se encantando com as histórias mostra que estamos no caminho certo ao investir em educação e conhecimento. As lindas apresentações mostram o quanto Picada Café é um celeiro de talentos. Foi uma edição muito especial, que reforça o quanto a leitura transforma vidas”, detalhou Cristina Bennemann, secretária de Educação. Já Daniel afirmou que “Quando assumimos em janeiro tínhamos como missão colocar Picada Café de volta ao protagonismo. E nessa Feira do Livro percebemos que o município tem um potencial gigante e temos muitas pessoas competentes que precisam ser valorizadas e mostradas. Os espetáculos culturais da Feira do Livro foram emocionantes e que refletem que todo investimento em nossas crianças e adolescentes vale a pena. Parabéns a todos que se envolveram para tornar essa 25ª edição da feira tão especial e histórica”.
CONCURSO LITERÁRIO
VENCEDORES
Categoria A — Fábulas
1º — Pietra Mazzarolo
2º — Laura Ruppenttal Barth
3º — Paola de Souza Abreu
Categoria B — Poema
1º — Cecília München
2º — Antonia Rissi
3º — Melissa Lehnen
Categoria C — Conto
1º — Victoria Rissi
2º — Janaína Winter
3º — Geysi Victória Oliveira
Categoria D — Crônica
1º — Henrique Simon
2º — Liana Rodrigues
3º — Amanda Carvalho
