Conecte-se conosco

Coluna de Ivoti

Panela de Pressão – 30/10/2025

30/10/2025 - 05h48min

Por Raul Petry

BENOIT
A loja Benoit, que está em Ivoti há muitos anos no centro da cidade, mas em prédio alugado, acaba de adquirir um terreno próximo ao endereço atual para a construção da sede própria. Trata-se de um terreno baldio que fica a 50 metros do endereço atual.

CONCENTRAÇÃO
Ivoti é uma cidade muito espalhada, cuja área central é de 3 km por 2 de largura. O centro se consolidou onde sempre foi, mas ele está aos poucos indo para as imediações onde os bancos se instalaram ali pela junção da Av. Presidente Lucena e Rua São Leopoldo. No entanto, a cidade tem praticamente um centro que fica no Morada do Sol, o maior bairro de Ivoti. Aquela região, que compreende uma série de outros bairros menores, já se transformou numa cidade quase que independente, com vida própria. Até agência bancária tem lá. As lojas grandes, no entanto, se concentraram no centro mesmo.

CAMPANHAS
Lembro que no tempo em que Marlene Zilles era secretária da Educação, se fazia muitas campanhas de educação. Era no trânsito, como tratar o lixo de maneira correta, até poda de árvores. Estas campanhas principalmente nas escolas são importantes. Se as crianças forem ensinadas a não jogar lixo no chão, elas vão crescer e o comportamento vai ser aquele ministrado nas escolas quando eram pequenas.

PREFEITURA
A própria Prefeitura pode promover campanhas, não necessariamente voltadas para as escolas. A população tem que ser ensinada a não jogar o lixo no chão. Tem um senhor no centro que ajunta cada pedacinho de papel que encontra na rua e bota no lixo. É tudo uma questão de educação. E o poder público tem que sempre puxar a frente que o povo vai atrás.

POLÊMICA
Na década de 90 havia várias polêmicas sempre na Câmara Municipal. Quando resolveram plantar flores na rua criando os canteiros centrais, tinha um vereador que balançava a cabeça negativamente. Ele dizia que não adiantava, que os vândalos iam estragar todos os canteiros. Passou-se um ano e nenhuma flor foi objeto de vândalos. Quando se resolveu restaurar nosso maior patrimônio histórico, as casas de enxaimel do Núcleo, ele também foi contra e dizia que era mais negócio passar a retro por cima delas. Todas as campanhas e iniciativas foram válidas. O que não concordo é uma outra coisa que se fez nos últimos anos a moda miguelão.

INVENTÁRIO
Em dado momento se promoveu a elaboração de um inventário de casas históricas com a finalidade de assegurar a sua manutenção. Cerca de 100 imóveis foram inventariados. A única coisa que se fez desde então, é a proibição de uma eventual venda. De resto não foi feito nada. Quando se fala que governos só servem para infernizar a vida dos cidadãos, aí tá a prova. As pessoas levam uma vida normal até o momento que chega o Estado e “impõe” uma determinada regra ou lei. Ponto final e que se danem!

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.