Notícias
Estância Velha vira referência regional em Ginecologia e Dermatologia
Estância Velha deu mais um passo importante na qualificação da saúde pública. Na manhã de quarta-feira, dia 29 de outubro, o Município assinou uma portaria junto com a Secretaria Estadual de Saúde, habilitando a cidade como referência para atendimentos em Ginecologia e Dermatologia. Com isso, Estância Velha receberá R$ 70 mil como incentivos de ação para cada uma das especialidades (R$ 140 mil para as duas), além de receber os repasses mensais de acordo com a produção (atendimentos) realizados.
O ato que formalizou a habilitação ocorreu no Palácio Piratini, em Porto Alegre, e contou com a presença do Governador, Eduardo Leite, da secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, o prefeito Diego Francisco, o secretário Municipal de Saúde, Yuri Campos, e representantes de outras cidades que também foram contempladas com outras portarias. “Isso reflete o trabalho e nosso compromisso para melhorar cada vez mais a Saúde em Estância Velha. Teremos mais atendimentos e o reconhecimento como referência, coisa que desde 2019 nossa cidade não possui”, apontou o prefeito Diego Francisco.
Conforme o secretário Yuri Campos, Estância Velha será referência para até 12 municípios da região. “Teremos mais atendimentos para nossa comunidade, que ainda terá a facilidade da realização de encaminhamentos mais precisos. Em caso de procedimentos cirúrgicos, poderão ter o acesso aqui mesmo em nosso Município”, destacou. Ao todo serão outros 11 municípios que terão a possibilidade de atendimento em Estância Velha, são eles: Ivoti, Dois Irmãos, Portão, São José Hortêncio, Presidente Lucena, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Araricá, Nova Hartz, Sapiranga e Santa Maria do Herval.
Fotos: Jefferson Cardoso (Decom/PMEV)
