Colunistas
Mudanças que podem acontecer em Ivoti
PROMESSA DE CAMPANHA
Tive o prazer de entrevistar os três candidatos a prefeito de Ivoti na eleição do ano passado (assim como em 2016). Édio, Marli e Martin fizeram um grande debate na Rádio Ivoti. Um ponto em comum entre eles era uma promessa de campanha: mudança do Plano Diretor. Marli, atual vereadora, cobrou do prefeito eleito Martin a ação. Em resposta, ouviu que a iniciativa sairia do papel. Pois está.
PLANO DIRETOR
Todas as últimas quintas-feiras de cada mês, o conselho que avalia o Plano Diretor de Ivoti se reúne para dialogar. Os encontros têm a participação do prefeito, que gosta de ver o que está em andamento das modificações. A próxima reunião do conselho será no dia 23. É o momento dos últimos ajustes antes da apresentação das mudanças para os vereadores e a comunidade. No dia 30 de agosto, na sede da Câmara, o novo Plano Diretor será apresentado e os ivotienses poderão votar e dizer o que mais querem no documento.
MUDANÇA I
Uma das mudanças previstas no Plano Diretor trata sobre os prédios comerciais. A atual lei diz que só prédios de alvenaria podem ser usados para este fim. O novo texto estabelece que a estrutura poderá ser de outros tipos, como vidros, container e madeira, todos condicionados ao PPCI. Segundo o prefeito Martin, nos atendimentos nas quartas-feiras com a comunidade foi solicitada essa mudança.
MUDANÇA II
Para a construção de um novo loteamento, é necessário ter uma escola de Ensino Fundamental a cada um quilômetro, conforme item incluído em 2014. Essa regra foi retirada do novo documento. Claro, a população votará e escolherá se mantém a retirada deste item. O novo documento terá em torno de cinco mudanças que deverão ser aprovadas, ou não, pela comunidade.
TRÂNSITO
Já pensou nesta mudança: mão única na avenida Presidente Lucena e na São Leopoldo. Na av. os carros só desceriam no sentido bairro-Centro. Na São Leopoldo, ao contrário. É uma ideia que foi lançada na reunião do Conselho de Trânsito. É uma sugestão pensando no futuro do trânsito de Ivoti. Uma sugestão e tanto que, claro, requer discussões, análise de possibilidades, custos e viabilidade. Mas saber que o conselho discute medidas para melhorar o fluxo e pensa no futuro da mobilidade urbana é satisfatório.
SÓ UMA IDEIA
A ideia lançada pode virar projeto. Na sequência, teria que passar pelas avaliações do DPU e outros órgãos de fiscalização. Mas seria um pontapé para fazer mudanças no resto da av. Presidente Lucena para melhorar o fluxo e o deslocamento. É o que apontou o diretor de Trânsito, Fabrício Ramme. Ele, por sinal, tem feito um bom trabalho no departamento. “São hipóteses, discussões e ideias que estamos dialogando no conselho. Nada certo”, deixou claro o diretor.
MUDANÇAS
Plano Diretor e trânsito. São mudanças previstas para Ivoti. Muitos podem achar ruim, outros podem achar bom. Mas o que vale é repensar, estudar e buscar melhorias para a cidade. O ivotiense terá que saber lidar com as propostas e avaliá-las da melhor forma, pensando que o futuro vai exigir sim mudanças no nosso dia a dia. Muitas vezes, o ser humano precisa se reinventar para colher frutos melhores. Por que não usar isso no local que moramos e amamos? Veremos.