Coluna de Ivoti
Panela de Pressão – 23-12-2025
Por Raul Petry
EM MASSA
A Venezuela é o país onde houve a maior diáspora deste século. Foram 7 milhões de venezuelanos que deixaram seu país em busca de melhores salários. No seu país de origem passavam fome e tinham que se virar com uma merrequinha de salário. Muitos deles estão aqui no Brasil. Na região, a maior concentração é em Dois Irmãos. Em Ivoti também tem centenas deles. O que será que pensam sobre o seu país, que está na iminência de ser invadido pelos Estados Unidos se o ditador não entregar o cargo pacificamente.
SEGURO
O ditador Maduro deve ter tanta segurança que lhe garante a vida que nem o prêmio de 50 milhões de dólares conseguiram que alguém atentasse contra a sua vida. Olha, por 50 milhões de dólares, só ele estando muito seguro para não ser executado. Maduro perdeu a eleição no ano passado, mas não entregou o cargo na cara dura. Os EUA o consideram o chefe da facção Del Soles, que comanda o narcotráfico do país para os Estados Unidos.
CERCADO
A Venezuela está cercada por ar e mar. Os americanos deslocaram para o Caribe 15% de toda a frota de navios da Marinha. Ninguém sai e ninguém entra. Quando se trata de lanchas de drogas, são afundados na mesma hora. Cerca de 80 já foram explodidas. Maduro está por cair. A curiosidade que fica é sobre os nossos patrícios que trabalham por aqui. Será que voltarão para lá? Posso garantir que num primeiro momento não. Aqui ganham mais do que ganharão na Venezuela.
INVEJA
Olha, já chego a ter inveja dos venezuelanos. Eles estão na iminência de se livrar da ditadura e nós apenas entrando nela. Quando nos livraremos da ditadura da toga que nos atormenta? Ninguém sabe. A eleição do ano que vem vai indicar o rumo do país para o futuro. Vai ser a eleição mais importante dos últimos 50 anos. A esquerda está perdendo espaço em toda a América Latina. Como será no Brasil.
JOIA
Se Brasil e Venezuela vivem às voltas com ditaduras, uma que tem 20 anos e a outra se consolidando agora, tem um pequeno país aqui perto que virou uma espécie de joia da coroa. Trata-se do Paraguai, quem diria! Por muitas décadas, o Paraguai era sinônimo de produtos piratas e contrabando. Hoje é o país mais pujante da América Latina, botando todos os outros no chinelo. Sucessivos governos de direita e que fizeram tudo certo, estão levando milhares de brasileiros para lá e também centenas de empresas brasileiras.
ABRIGO
Elas vão em busca de melhores condições para produzir. O imposto lá é 10%, aqui não baixa de 30%. Para produzir qualquer produto o custo é 1/3% daqui. Mão de obra barata porque não existe CLT lá. O trabalhador ganha mais e a empresa paga menos. Que milagre é esse? simples: o governo não atrapalha a vida de ninguém. Todos querem ir para lá.
