Geral
Chuva e instabilidade deve seguir até domingo no Rio Grande do Sul
Segundo a MetSul Meteorologia, a instabilidade presente no Rio Grande do Sul desde o início da semana deve persistir ao menos até o próximo domingo, com novos episódios de chuva forte e volumosa. A chuva excessiva já causou transtornos na madrugada e manhã de quinta-feira, com acumulados de até 150 mm em alguns pontos do centro gaúcho.
A forte chuva que atingiu o interior do Rio Grande do Sul na madrugada e manhã deste Natal causou transtornos em várias localidades. A Região Central foi a mais afetada, com acumulados de até 150 mm em alguns pontos. Em Faxinal do Soturno, a ERS-348 foi bloqueada após a água cobrir a pista, e ruas do centro da cidade ficaram alagadas. A chuva intensa também causou preocupação com a rápida elevação de arroios e riachos.As autoridades locais trabalham para normalizar a situação, mas a previsão é de mais chuva nos próximos dias.
O rio atmosférico persiste sobre o estado pelo quinto dia seguido, trazendo chuva frequente e localmente forte a intensa. O fenômeno transporta ar tropical quente e úmido da região amazônica para o estado, devido a um bloqueio atmosférico associado a um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis da Atmosfera (VCAN) sobre o Centro do Brasil.
O rio atmosférico? É uma faixa de ar extremamente úmido que se desloca na atmosfera, transportando enormes volumes de vapor d’água, equivalentes ao fluxo de grandes rios na superfície. Por isso, são conhecidos como “rios voadores” e costumam trazer chuva volumosa. O resultado é chuva diária em diversos municípios do estado, com alagamentos e enxurradas. A situação é monitorada pela Metsul.
