Geral
Massa de ar frio traz queda de temperatura atípica para o Rio Grande do Sul
A primeira semana do ano começou atipicamente fria no Rio Grande do Sul. Segundo a Metsul Meteorologia, domingo, 4, teve um amanhecer com cara de outono em pleno começo de janeiro e no auge do verão e a temperatura desceu a 2ºC nos Campos de Cima da Serra com 70 cidades que possuem estações meteorológicas registrando mínimas de um dígito (abaixo de 10ºC), o que não é nada comum em janeiro.
Na região metropolitana de Porto Alegre, o amanhecer não foi tão frio como no interior, mas as mínimas foram baixas para esta época do ano. Os termômetros indicaram 10,8ºC em Gravataí, 11,5ºC em Viamão, 11,6ºC em Eldorado do Sul, 12,7ºC em Campo Bom, 13,5ºC em Cachoeirinha, 15,3ºC em São Leopoldo, e 15,9ºC em Porto Alegre. As baixas temperaturas são consequência de uma forte massa de ar frio que chegou ao estado ontem acompanhada de rajadas de vento de até 80 km/h e ressaca do mar na costa. Com tempo aberto, vento calmo e ar seco, a madrugada desta segunda (5) também foi fria no estado.
A previsão para a semana segue com temperaturas baixas até terça-feira, 6, com mínimas de 11ºC e máxima de 26ºC hoje, e mínima de 12ºC na terça-feira. Quarta-feira, 7, já será perceptivelmente mais quente, com máxima de 35ºC, Já na quinta e na sexta-feira a temperatura não passa dos 31ºC com possibilidade de chuca para sexta-feira e par ao fim de semana.
