Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Força-Tarefa apreende mais de 3 toneladas de produtos impróprios no litoral do RS

20/01/2026 - 09h05min

A Força-Tarefa do Programa Segurança dos Alimentos realizou, na segunda-feira, 19 de janeiro, a primeira operação de fiscalização de 2026 no município de Arroio do Sal, no Litoral Norte. A ação resultou na apreensão de mais de três toneladas de produtos impróprios para consumo humano.

Durante a operação, quatro supermercados foram fiscalizados e autuados por diversas irregularidades. Entre os principais problemas constatados estavam grandes quantidades de alimentos armazenados fora da temperatura adequada, produtos sem procedência comprovada e itens com prazo de validade vencido. Também foram identificadas falhas de rotulagem, incluindo mercadorias com datas de validade remarcadas.

Os produtos apreendidos — entre eles carnes, embutidos, bebidas lácteas, iogurtes, queijos, margarina, itens de padaria e até fraldas descartáveis — foram considerados impróprios para consumo e devidamente descartados.

A fiscalização contou com a participação dos promotores de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Promotoria de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, e Mauro Rockenbach, da Promotoria Especializada Criminal de Porto Alegre, além de servidores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRS). Também integraram a ação representantes da Vigilância Sanitária Municipal de Arroio do Sal, da Secretaria Estadual da Saúde, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM) e da Delegacia do Consumidor (DECON).

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.