Conecte-se conosco

Região

Obras na BR-116 entre Novo Hamburgo e Porto Alegre

21/01/2026 - 15h18min

Trechos entre Porto Alegre e Novo Hamburgo recebem as interferências em viadutos
Intervenções ampliam a mobilidade na Região entre Novo Hamburgo e Porto Alegre

Região – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) avança com as obras da BR-116/RS entre Novo Hamburgo e Porto Alegre. As intervenções fazem parte do projeto de melhorias do lote 1 da rodovia e incluem a construção de Obras de Arte Especiais (OAE), como viadutos e passagens inferiores e implantação de terceiras faixas, com foco na ampliação da capacidade da via, na melhoria da fluidez do tráfego e no reforço da segurança viária.

Entre as principais frentes de trabalho em andamento estão o alargamento do viaduto da Avenida Inconfidência (Metrovel) e do viaduto da Avenida Boqueirão, em Canoas, além da reforma do viaduto Fronteira Oeste, localizado na interseção da BR-116/RS com a BR-290/RS, em Porto Alegre. O projeto contempla ainda a implantação de passagens inferiores, que têm como objetivo melhorar a mobilidade urbana e reduzir os conflitos entre o tráfego local e o de longa distância.

VIADUTO RINCÃO

A primeira passagem inferior está localizada no km 239, no bairro Primavera, Novo Hamburgo, e fará a ligação da BR-116/RS com a rua Tapes. No local, já foram concluídos os serviços de infraestrutura e estaqueamento, e atualmente estão em execução os pilares e travessas. A segunda passagem inferior, situada no km 237, entre os viadutos Ayrton Senna e Rincão, no município de Novo Hamburgo e conectará a rua Pedro Álvares Cabral, no lado leste da rodovia, à área oeste. As equipes atuam nos serviços de infraestrutura, como o estaqueamento, com previsão de início das etapas de execução dos pilares e travessas na sequência.

CANOAS

Já a terceira passagem inferior, em Canoas, irá interligar a rua Domingos Martins, na região central da cidade, à avenida Doutor Sezefredo Azambuja, Vieira no bairro Marechal Rondon. No trecho, estão em andamento os serviços de estaqueamento das estruturas, que antecedem a execução de pilares e travessas. Após essas etapas, serão lançadas as vigas longarinas e as pré lajes, seguidas pela concretagem da laje superior e pela execução dos serviços complementares, como pavimentação e sinalização viária.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.