Conecte-se conosco

Coluna de Ivoti

Panela de Pressão – 26-01-2026

26/01/2026 - 00h57min

Por Raul Petry

DE NOVO
Não gostaria mais de falar do kerb de Ivoti. Quando tudo termina, não é que começa o re-kerb na praia. Como este ano o re-kerb da praia foi um marco na história dos 16 realizados até agora, não tem como deixar de falar da grandiosidade que foi o evento e cujo futuro não se sabe no que vai dar. Para um encontro de amigos de 5 pessoas na praia que passaram a noite ali na guarita 160 para celebrar o kerb de Ivoti, para os 15 mil de hoje, a trajetória é longa mas continua para o alto.

MAIOR
O re-kerb de Ivoti da praia cresce a uma média de 20% ao ano. Mas este ano foi cerca de 30%. É que no ano passado ele foi bom demais, prejudicado por chuva, mas, mesmo assim, todo mundo gostou. E teve a reportagem da RBS ao vivo naquele sábado, o que tornou o evento conhecido em boa parte do Estado. Tanto que veio gente de Santa Cruz e Passo Fundo especialmente para conhecer. É como se fosse um ponto turístico como qualquer outro que é visitado por turistas. Não demora e vai acontecer isto com o re-kerb de Ivoti.

5.000
Foi amplamente divulgado o número de espetinhos que seria distribuído gratuitamente. No início o objetivo era realizar uma distribuição para os vendedores ambulantes. Com o tempo e como foi crescendo exponencialmente o número de espetinhos distribuídos, se resolveu dar para todo mundo. Um espeto de carne de gado e frango para cada um que se dispuser a ir na barraca central buscar. Como cada vez mais gente passou a fazer isso, a fila chega a 100 metros e por várias horas.

15
Cerca de 15 churrasqueiros se esmeram em assar toda esta carne. E tem as cucas que precisam ser fatiadas para entregar o kit completo. E as pessoas agradecem. Se vê a satisfação das pessoas no momento de receber alto gratuitamente. Só mesmo os eventos feitos por particulares que acontece isso. Nós, o povo de Ivoti, representado pelos aficionados que trabalham para deixar as pessoas mais felizes, se sente gratificado por fazer o bem sem cobrar nada. Tem pessoas que quando recebem o espetinho não sabem como agradecer, ficam meio sem jeito. A nossa bondade está demonstrada aqui.

Os governos geralmente retiram 100 e devolvem 20. Aqui em Ivoti nós não cobramos nada e devolvemos 100%. Não estamos aqui falando mal da política. Lembramos apenas para traçar um paralelo entre uma coisa e outra. Para eles, fazer o bem significa fazer a si próprios. Para nós, fazer o bem significa fazer para o próximo.

PARABÉNS
Temos que dar os parabéns a todos que se envolvem neste evento apenas para servir o próximo. Não são muitas pessoas e merecem ser reconhecidas. Elas não servem só os espetinhos. De uma forma ou outra, fazem com que milhares vão lá só porque ali se sentem bem e para confraternizar.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.