Coluna Dois Irmãos
Começo de Conversa – 27/01/2026
Dois Irmãos
Mauri Marcelo ToniDandel
SECRETÁRIOS
Ontem comentamos sobre as entrevistas com secretários municipais. Então, estava pensando, o Afonso Bastian já pode pedir música no Fantástico. Ele é o secretário da Fazenda e agora assumiu a Administração, que era ocupada pelo saudoso Carlão Kasper. Afonso também já deve estar atuando como secretário há uns 30 anos, pois exerceu o cargo aqui, também em Morro Reuter por oito anos e mais algum tempo em Lindolfo Collor. Meus parabéns, , afinal, já deve ter passado por cada uma e ter cada história que dá um livro!
LIVRO
Aliás, sei que o assunto é chato e sempre que indico para um e outro amigo ou leitor, nem todo mundo curte. Para alguns que indico, até reclamam: “lá vem tu de novo com isso”. Mas, o fato é: recomendo a todos que escrevam seu livro, das suas memórias, dos seus acontecimentos. Não pela “pompa” de ser escritor, mas para registar nossa história antes que a gente parta para junto de Deus e a história vá sendo apagada pelo passar dos anos.
REGISTRO
O Juarez está registrando suas memórias, temos outros amigos que estão fazendo assim, o Belarmino começou seus manuscritos e a gente indica sempre, para vários, que também o façam. Seja do bairro, do time de futebol, dos nossos clubes amadores, da sua escola, do seu time festivo…
Ah, livro é ultrapassado, alguém me disse outro dia. Então, que seja via Youtube, que seja via Facebook, que seja gravado em imagem ou vídeo de celular. Ora, a plataforma não importa, mas, que seja registrado.
MARCEL

Marcel esteve na último dia da Caminhada do Nikolas, com a ex-primeira-dama Michele Bolsonaro
Não sei porque tanta gente tenta entrar para a política e concorrer a deputado. Estava vendo o caso do Marcel na semana que passou. Ele estava aqui, encontrei-o na rua, viajou a Brasília e participou da Caminhada no Nikolas na quinta, voltou para cá e sábado participou do Re-kerb em Nova Tramandaí e do Paleta Atlântida, e, no domingo, estava lá no encerramento da caminhada. É correria para mais de metro.
CORRERIA
Aí, você vai dizer assim: concorreu porque quis, participou de tudo isso porque quis. Sim, é meio óbvio isso, mas essa é só uma metáfora sobre a correria de um deputado. O Marcel é só um caso, pois os deputados de outros partidos fazem a mesma correria, ainda mais em ano eleitoral. Vai lá e pergunta ao Pompeo, ao Bohn Gass ou qualquer outro se não estão direto “na rua” – ainda mais em ano eleitoral.
RÁPIDAS
– Já citamos aqui o Bingo da Mulher, organizado pela Liga, no início de março.
– Aos poucos, vão aparecendo as datas: no dia 27 de março teremos o cachorro-quente da APAE, a R$ 20.
– Para os dois eventos, vamos ver se conseguimos cartões para vender aqui no Diário, para ficar mais acessível a nossa “turminha jovem da melhor idade que faz a caminhadinha e vem pagar sua assinatura aqui”.
– A mensagem positiva do dia: “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele”, Salmo, 37. Então, apenas confie. Uma boa semana!
