Dupla Gre-Nal
Ivotiense Tiago Diel trabalhou como assistente no Gre-Nal 449
Por: Luis Soares
Ivoti– Fazer parte de um dos maiores clássicos do futebol mundial é algo extraordinário. Agora, imagine vivenciar essa experiência dentro das quatro linhas não como jogador ou treinador, mas atuando na arbitragem. Foi exatamente isso que viveu o ivotiense Tiago Diel, de 40 anos, um dos árbitros assistentes do Gre-Nal 449, disputado no último domingo, no estádio Beira-Rio, pelo Campeonato Gaúcho. Tiago destacou a importância e a responsabilidade de estar escalado para um confronto dessa magnitude, ainda mais sendo o primeiro clássico do ano.
“Todos querem trabalhar no clássico Gre-Nal. Sabemos da importância de estar escalado para um jogo dessa magnitude. É uma grande responsabilidade. Como morador de Ivoti, é um orgulho muito grande”, afirmou. Natural de Crissiumal, Diel mora em Ivoti desde 2006. Segundo ele, a escolha da cidade foi estratégica para facilitar o deslocamento e o exercício da profissão.“Escolhi Ivoti por ser próxima da capital, o que facilita meu deslocamento para atuar na arbitragem”, explicou.
Avaliação do trabalho vem no pós-jogo
Para Tiago Diel, a melhor avaliação de uma atuação da arbitragem acontece quando ela passa despercebida. “O mais interessante, quando se fala em arbitragem, é quando ela não é citada. Isso significa que foi uma boa atuação”, salientou.
Terceiro Gre-Nal na carreira
Este foi o terceiro Gre-Nal apitado por Tiago Diel como assistente. O primeiro ocorreu durante a pandemia, o segundo em 2023, e agora o mais recente em 2024. “Foram dois jogos na Arena e este no Beira-Rio, todos pelo Campeonato Gaúcho. Nenhum em competição nacional”, detalhou.
Emoção e responsabilidade
O assistente não escondeu a emoção ao falar sobre o sentimento de atuar no maior clássico do futebol brasileiro. “O sentimento é o maior possível. Posso afirmar que é o maior clássico do país, porque já trabalhei em outros e nenhum se compara ao Gre-Nal. A partir do momento em que sai a escala e tu está escalado, já dá aquele frio na barriga. Mas temos que estar sempre fazendo o melhor”, relatou.
Polêmicas e redes sociais
Diel também comentou sobre as críticas e repercussões nas redes sociais, algo cada vez mais presente na arbitragem moderna.“Hoje em dia não tem como ficar longe das redes sociais. É um caminho sem volta e precisamos saber lidar com isso. Quando há algum lance polêmico, as críticas aparecem, mas somos preparados para isso. Além disso, temos o VAR para auxiliar”, disse. Segundo o assistente, qualquer lance controverso em um Gre-Nal gera grande repercussão, mas, em sua avaliação, o resultado do jogo não passou pela arbitragem.



