Conecte-se conosco

Geral

Casal que participa do Kerb in Ivoti há 20 anos, tem bebê no dia do Baile da Saudade

30/01/2026 - 11h48min

Crédito Xiru Sander

No dia em que Ivoti comemorava o Baile da Saudade do 31º Kerb in Ivoti, 20 de janeiro, Adir Ely e Fabiane de Lima Ely estavam na maternidade para conhecer o filho, Otávio de Lima Ely. No sábado, 17, o casal ainda participou da concentração para o desfile do Kerbwagen com o grupo Die Bummel Brüder.

“Esse Kerb vai ficar marcado pra sempre em nossas vidas pela chegada do Otávio. Nosso grupo também sempre prestigiou o Baile da Saudade, então, para nós é significativo o Otávio, o mais novo integrante do grupo Die Bummel Brüder, ter nascido nesse dia”, destaca Fabiane. Segundo ela, o grupo é composto principalmente por casais e já decidem a temática do caminhão meses antes do desfile. Além disso, o grupo também costuma se reunir na casa de algum participante para celebrar o Kerb no fim de semana do evento.

“O sábado é um dia muito esperado por nós, gostamos muito dessa comemoração, mas por um bom motivo, esse ano comemoramos de um jeito diferente, encontrando o grupo apenas na concentração, antes da saída do desfile. Ainda assim, foi muito significativo e vamos mostrando que as novas gerações estão aí, outros casais também tem filhos e são eles que vão continuar essa história junto conosco”, destacou Fabiane.

Gravidez

A gravidez de Fabiane foi tranquila, apesar da idade, 46 anos e com um protocolo médico de cuidados. Em 2019, quando iniciou as tentativas, Fabiane passou por duas perdas gestacionais. Logo, iniciou a pandemia da Covid e o casal optou por esperar um pouco com as tentativas de engravidar em função da incerteza e do medo causado pelo isolamento. Quando retomaram as tentativas, Fabiane acabou não engravidando naturalmente e, por orientação médica, foi para uma clínica especializada e orientada a fazer a fertilização in vitro.

Na terceira tentativa e no último embrião, Fabiane engravidou do Otavio. “Foi uma gravidez muito tranquila, mas eu estava sempre esperando o pior. Otávio é um bebê muito querido e o sentimento de ser mãe é inexplicável”, disse. Fabiane relata que além dela e do Adir, Otávio é muito amado por muitas pessoas. “Sabemos que muitos torceram conosco por essa gravidez e agora, somos uma família”, afirmou. Ela agradeceu muito à equipe que realizou o acompanhamento da gravidez e o parto, especialmente as médicas Elisiane Cirolini, Silvia Henrich e Ione Taufer.

Die Bummel Brüder

O nome do grupo significa Amigos/Irmãos de festa, e eles participam das atividades do Kerb e o desfile do kerbwagen há 21 anos. “Nós já integramos o grupo e participamos do desfile há 20 anos. O Bummel Brüder é um dos grupos mais antigos do município, com cerca de 100 integrantes, entre ativos e inativos”, esclareceu Fabiane.

Devido ao grande número de participantes, existe lista de espera para desfilar no Kerbwagen, que é de no máximo 45 pessoas. Em alguns anos, o grupo chegou a colocar dois caminhões no desfile, mas por questões de custo e mãos de obra, nos últimos anos tem colocado apenas um. A cada ano é pensada uma nova temática pela comissão organizadora do grupo, formada por 10 casais, para 2026, o grupo trabalhou Die Bummel Brüder in der Blumenstadt (Amigos/Irmãos de festa na cidade das flores) e, há três anos, a temática foi a imigração alemã e o grupo transformou o caminhão em um barco, representando a chegada dos imigrantes.

Além da participação no Kerb, o grupo já fez várias promoções, bailes e eventos para ajudar a comunidade e o hospital.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.