Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

Em Dois Irmãos e Morro aumentou o eleitorado, em Herval reduziu 5%

13/08/2018 - 11h00min

– Dois Irmãos terá 23.714 eleitores aptos a votar na eleição de outubro. Na eleição passada eram 22.935, portanto, tivemos um aumento de uns 3,5%, então serão 779 votantes a mais. Dentro do normal, digamos assim…
– A curiosidade vem ali de cima, do Morro e do Teewald. São 5.080 eleitores em Morro Reuter e 4.988 eleitores em Herval.
– Primeiro: como aumentou o número de eleitores no Morro! Na última, em 2016, eram 4.876, portanto, 204 eleitores a mais, quase 5%.
– Segundo: Herval tem 253 eleitores a menos do que na eleição passada. Em 2016 eram 5.241 eleitores e baixou em torno de 5% o eleitorado no Teewald. Será que é fruto do recadastramento? Bah, 5% a menos de eleitores é muita coisa!
– E, terceiro: pela primeira vez em muitos anos, Herval tem menos eleitores que o Morro. Veja bem, Herval já tinha mais de 5.000 eleitores há várias eleições, agora ficou com menos de 5.000, na verdade, 12 eleitores a menos.

RÁPIDAS

– Dois Irmãos ganhou uma novidade: é a Fruteira da BR, instalada ao lado da Auto Dois Irmãos.
– A Fruki vai começar a fabricar cerveja na Imigração, de Campo Bom, enquanto sua fábrica não fica pronta em Paverama. Qual será o nome da nova cerveja?
– Aliás, a Fruki nasceu em Arroio do Meio em 1924 e mudou para Lajeado em 1971. Ali pertinho nasceu a Polar, em Estrela, cujo prédio histórico, acredite, está para ser demolido para usar o terreno e construir o novo Fórum. É o fim!
– Falando em prédios antigos, vocês já se deram conta de quantas casas antigas temos ao longo da av. São Miguel, desde lá na Ponte de Pedra até lá em cima, no fim da via? Estamos indo atrás e faremos uma matéria a respeito nos próximos dias. Quem tiver alguma sugestão…
– Por falar em cerveja e em casa antiga na av. São Miguel, até algumas décadas atrás havia uma casa enxaimel em um dos terrenos onde foram construídas as chamadas “Torres Gêmeas de Dois Irmãos”, aqueles dois edifícios acima da Comunidade Evangélica. Era uma casinha mais para o fundo do terreno, havia uma descida na frente e de lá saíam os caminhõezinhos com as bebidas e cervejas para as festas.

– Mudando de assunto, indicamos a coluna Balcão de Negócios, do Giovani Eich, que foi publicada quarta passada no Diário. Ele abordou o assunto “como adquirir veículo 0 km para pessoa com deficiência física, visual ou mental, os chamados PCDs. Não paga o imposto do carro, que sai mais barato, sendo de até 127cv e que custe até R$ 70 mil.

– Para iniciar bem a semana, a mensagem positiva do dia, que hoje não será escrita, mas, apenas “mostrada”. Eis, então, a “imagem positiva do dia” nos foi repassada pelo nosso leitor de Picada Café, o amigo Müller: eis, então, o Juninho Cabral, de Rondonópolis, que veio fazer embaixadinhas no intervalo do jogo entre ACBF e Schouse, em Carlos Barbosa. Como se vê, sem pernas, sem braços e cheio de habilidade e alegria, ele dá shows pelo Brasil e é um grande exemplo a todos que reclamam da vida e vivem resmungando, se achando prejudicados! Quando for chorar por aí, lembre-se desta foto e reflita se você não é um privilegiado!

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.