Geral
Empresa religou energia no Salão Holler em mais uma etapa de restauro do prédio
A CPFL/RGE esteve no Salão Holler na manhã de terça-feira, 3 para religar e energia no local. O prédio, localizado na avenida Presidente Lucena, no Centro de Ivoti, já está na segunda fase de restauro. Em janeiro também foi finalizada a colocação das novas esquadrias do prédio.
Patrimônio Municipal
O Salão Holler é um prédio histórico com origens que remontam ao século 19. Além de ter servido como residência, foi um salão de baile e posteriormente foi convertido em fábrica de tamancos e selas. Em 2014, o prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) após denúncias sobre planos de demolição, e hoje pertence ao município de Ivoti.
O historiador e Secretário do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (COMPAHC), Cristiano Enrique de Brum, destacou a importância do Salão Holler como a maior edificação enxaimel da cidade. Segundo ele, o prédio não apenas acompanhou o desenvolvimento da cidade, mas foi parte integrante desse processo. Brum ressaltou que o Salão Holler tem um valor afetivo para muitas gerações e é fundamental para a memória da cidade. Ele enfatizou que o patrimônio cultural pertence a todos e que a participação da sociedade civil é essencial para garantir a qualidade do restauro e acelerar as obras.

