Conecte-se conosco

Coluna de Ivoti

Panela de Pressão – 04-02-2026

04/02/2026 - 00h19min

Por Raul Petry

REDUÇÃO
Um dia tinha que acontecer. Depois de décadas de aumentos de exigências para a obtenção da Carteira de Motorista e, consequentemente, do preço pago por ela, o governo Lula reduziu em 80% o valor pago pelo documento. Muita gente que depende de Carteira de Motorista para o seu sustento, teve que mudar de ramo porque o preço de uma Carteira era proibitivo para a maioria dos bolsos.

EM CONTA
A partir de agora o valor de uma carteira está mais em conta. Deve custar cerca de 900 reais, o que é muito ainda. Mas comparado com antes, a diferença é enorme. Tem um ditado que do mato que não se espera nada, dali não sai nada mesmo. E foi uma grande jogada do presidente Lula. Ele teve a percepção de que não era possível continuar pagando uma babilônia para uma Carteira de Motorista. Antes dele, ninguém deu a mínima para esse problema tão grave. Muitas pessoas foram privadas de ter a CNH por não ter 3 mil reais para pagar, ou até mais.

EUA
Nos Estados Unidos, onde tudo funciona e quase tudo é mais barato, a CNH custa 60 dólares. Ainda é caro no Brasil, mas ficou mais civilizado. De todo este episódio, vale lembrar a obrigatoriedade dos CFCs de terem simulador. Aquela foi pra matar. Ainda bem que foi tão ridículo que praticamente caiu fora. Voltando aos EUA. Lá o teste de direção é sentar no volante, arrancar na primeira por dois metros. Dar a ré e fazer a mesma coisa. Tá aprovado. Só que cada um é responsável por seus atos. Se o sujeito cometer infrações de trânsito, o furo é mais embaixo.

FÉRIAS
A Câmara de Vereadores continua de férias. São 30 dias de folga, que não tem problema nenhum. Num ano desses mudaram o período, passando a ser de 15 de janeiro a 15 de fevereiro. Foi quando assumiu um novo prefeito e ele tinha vários projetos para aprovar. Daí chegaram a conclusão de que era melhor estar na ativa no começo de janeiro do que num outro período.

GERENTE
A criação de cargos quase nunca traz qualquer preocupação para os vereadores. Eles nunca são contra a contratação de mais gente, muito pelo contrário. Só que chamou a atenção o fato de um cargo de gerente administrativo exigir apenas o nsino médio. De fato, é pouco. Mas o que dizer do prefeito, do qual se exige escolaridade alguma. Desde que ele saiba ler e escrever, tá valendo!

PARADOXO
É um paradoxo exigir ensino médio ou superior na maioria das vezes e o prefeito não precisa ter escolaridade alguma. Nem teste de redação se faz com ele. Só se for analfabeto são feitos testes para ver se ele passa.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.