Região
Produtor familiar rural tem apoio da Prefeitura de Lindolfo Collor para permanecer no campo
Por Cândido Nascimento
Lindolfo Collor – O setor agrícola do Município conta, ao todo, com 16 sub programas para atender as demandas dos produtores rurais do Município, que trabalham na produção de leite, milho, hortaliças, frangos, árvores frutíferas, árvores de corte para madeira e tanino, lenha, carvão, entre outras atividades. Também esses trabalhadores necessitam de melhores acessos às roças, entre outras melhorias, além de produtos que auxiliarão na montagem dos canteiros e estufas e horas de uso de máquinas que objetivam facilitar o trabalho na roça, utilizando máquinas e implementos agrícolas como importantes auxiliares nas atividades diárias.
PERMANECER NA ROÇA
A secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Viviane Prass Bervian, diz que esses programas são auxílios para que os colonos permaneçam na lida da roça, principalmente os mais jovens, o que representa cada vez mais alimentos de qualidade na mesa dos brasileiros. “É um custo a menos que eles têm, e é importante destacar que os nossos produtores familiares rurais reconhecem esse esforço da Prefeitura para beneficiar todos aqueles que dependem dessas atividades”, destaca ela.
O Fórum da Agricultura, encontro onde os colonos de Lindolfo Collor podem apresentar quais as demandas gostariam que o Município investisse mais, está previsto para acontecer no mês de abril. Esta é uma oportunidade para dar voz ao pequeno e médio produtor rural, que tira da roça o sustento da sua família.
UMA BOA SAFRA DE MILHO
A expectativa é que a safra de milho deste ano supere a do ano passado, tanto no que se refere ao milho grão (seco) quanto no que diz respeito à silagem, que é armazenada como alimento para tratar o gado nos meses de inverno. Alguns colonos utilizam o milho para tratar os animais, mas também vendem parte do milho seco e da silagem para vizinhos que necessitam desses itens para complementar a alimentação do gado.
A técnica da Emater de Lindolfo Collor, Flávia Kaufmann, destaca que são 50 hectares utilizados para o plantio do milho em grão, e que são 80 sacos por hectare, o que dá uma projeção de 240 toneladas do produto a serem colhidas. Quanto ao milho silagem são 150 hectares preparados para o plantio, sendo entre 29 e 30 toneladas por hectare, o que dá uma estimativa entre 4.350 e 4.500 toneladas de silagem a ser colhida e armazenada.
Não faltar chuva, boa qualidade de sementes e análise de solo são condições que permitem a safra superar o ano passado. Além disso, o pessoal procurou fazer o plantio mais cedo, o que contribui na questão da falta de água nos meses de verão.
Programas que atendem o setor agrícola
Distribuição de Óleo Diesel para trator
Distribuição de Mudas de Acácia
Distribuição de Mudas de Eucalipto
Distribuição de Mudas Frutíferas
Distribuição de Sementes de Milho
Distribuição de Adubo e Ureia/ 05 sacos.
Serviços de Trator Agrícola
Serviços de Retroescavadeira
Serviços de Trator Esteira
Serviços de Máquina Hidráulica
Distribuição de Alevinos
Distribuição de Plásticos para Canteiros
Distribuição de Calcário
Incentivo para construção de aviários
Serviços de Silagem e colheita de milho
Melhoria das vias de acesso da propriedade




