Geral
Grêmio vence o Botafogo de virada e sobe na tabela do Brasileirão
A noite começou com desconfiança na Arena, mas terminou em festa para a torcida gremista. Em uma partida marcada por reviravoltas e muitos gols, o Grêmio venceu o Botafogo por 5 a 3, na noite desta quarta-feira (4), pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Tricolor conquistou seus primeiros três pontos na competição e subiu para a 7ª colocação na tabela.
O Grêmio iniciou a partida com maior controle das ações, mas viu o Botafogo abrir o placar aos 13 minutos do primeiro tempo. Após a saída de Santiago Rodríguez por lesão, o time carioca aproveitou o reinício do jogo e, em um lançamento longo da defesa, encontrou Artur Cabral, que se antecipou à zaga gremista e marcou o primeiro gol da partida.
A resposta do Tricolor veio aos 26 minutos. Em rápido contra-ataque, Tetê avançou pela direita e cruzou com precisão para Carlos Vinícius, que contou com um desvio da defesa adversária para empatar o confronto.
No entanto, o equilíbrio durou pouco. Aos 36 minutos, Montoro deu um toque por cima da zaga gremista para Danilo, que finalizou com categoria e recolocou o Botafogo em vantagem, encerrando o primeiro tempo em 2 a 1 para os visitantes.
Ainda na etapa inicial, o Grêmio teve um contratempo: Monsalve sentiu um desconforto muscular e precisou ser substituído por William.
Na volta do intervalo, o técnico gremista promoveu a entrada de Amuzu no lugar de Pavón, mudança que foi determinante para a virada. Aos 10 minutos do segundo tempo, Amuzu escapou da marcação em contra-ataque e deixou Carlos Vinícius novamente cara a cara com o goleiro. O atacante não desperdiçou e empatou a partida em 2 a 2.
A virada veio aos 17 minutos. Após levantamento na área e cabeceio de Balbuena, a bola tocou no braço de Alex Telles, e o árbitro assinalou pênalti. Carlos Vinícius cobrou com segurança e marcou seu terceiro gol na partida, colocando o Grêmio em vantagem. Três minutos depois, aos 20, Amuzu voltou a ser decisivo ao cruzar na medida para Tetê, que marcou seu primeiro gol com a camisa tricolor e ampliou para 4 a 2.
Com as substituições, o ritmo da partida diminuiu, mas o Grêmio seguiu mais perigoso. O Botafogo ainda acertou a trave em uma de suas chegadas, porém quem voltou a marcar foi o time da casa. Aos 34 minutos, após falha da defesa carioca, André Henrique finalizou, o goleiro defendeu parcialmente e Edenilson aproveitou o rebote para fazer o quinto gol gremista.
O Botafogo ainda descontou aos 41 minutos, em uma jogada confusa dentro da área gremista, quando Danilo tentou uma bicicleta e a bola desviou em Wagner Leonardo, decretando o placar final de 5 a 3. Apesar da tentativa de reação, o Grêmio controlou os minutos finais e garantiu a vitória.
Agora, o Tricolor volta suas atenções para o próximo compromisso, no sábado (7), diante do Novo Hamburgo, pelas quartas de final do Campeonato Gaúcho.
