Esporte
Presidente da ACI concedeu entrevista para o Programa Giro de Notícias na Rádio Ivoti FM
Por Luis Soares
Ivoti- O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI) de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha, Dois Irmãos e Ivoti, Jair Ross, esteve concedendo uma entrevista para Programa Giro de Notícias, que vai ao ar de segunda à sexta, das 12 às 13h na Rádio ivoti FM. Na ocasião, Jair, falou sobre a atuação da associação na cidade e na região. “Hoje a instituição reúne empresas associadas em mais de 40 municípios da região. Ao longo de sua trajetória, a entidade consolidou-se como uma importante representante da comunidade empresarial, especialmente na defesa de seus interesses junto aos governos e demais instâncias públicas. Sempre com o objetivo de fortalecer sua presença regional”.
O presidente ainda destaca que a Associação conta com comitês nas cidades da região. “A ACI tem comitês nas cidades de Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos e, desde o ano passado, também em Ivoti. Além da atuação institucional, a entidade oferece uma ampla gama de benefícios e serviços às associadas, com destaque para a área de capacitação, que promove cursos, palestras e eventos sobre as mais diversas temáticas. Sendo que, a maior parte das atividades ocorre na sede, em Novo Hamburgo, mas algumas ações são levadas às regionais. Em Ivoti, estão previstos quatro eventos ao longo de 2026: dois encontros do Conecta Regional e duas Rodadas de Negócios, todos com ampla divulgação na imprensa local”.
Conecta Regional
Jair informou ainda, que o primeiro Conecta Regional, será realizado no dia 31 de março, no Instituto Ivoti. O evento tem como proposta unir conteúdo relevante e oportunidades de networking entre empresários da região. A palestra teve como tema, a Inteligência Artificial, assunto cada vez mais presente no cotidiano das empresas e estratégico para a competitividade dos negócios. A iniciativa reforça o compromisso da Associação Comercial, Industrial e de Serviços em promover integração, conhecimento e desenvolvimento para a comunidade empresarial regional.
Taxação
Jair Roos destacou que o setor coureiro-calçadista, passou por um dos momentos mais difíceis em 2025, quando ocorreu a taxação dos produtos brasileiros, pelos Estados Unidos, onde várias empresas tiveram que demitir vários funcionários, afetando diretamente a economia. “Quando os Estados Unidos fizeram a taxação, o setor calçadista foi o mais afetado. Houve demissão em massa. Foi um momento difícil para o setor. Mas aos poucos os negócios foram normalizando e hoje recomeçam as contratações. A ACI esteve junto com os empresários nessa luta e esse é o papel da Associação”. Finalizou. Jair informou que atualmente a ACI não dispõe de local próprio, mas está em uma sala emprestada pela Comunidade Evangélica de Ivoti.
