Conecte-se conosco

Dupla Gre-Nal

Grêmio é dominado pelo São Paulo e perde por 2 a 0 fora de casa

11/02/2026 - 23h45min

O Grêmio foi dominado do início ao fim no Estádio Morumbi, saindo com uma derrota por 2 a 0 para o São Paulo, na noite desta quarta-feira (11), pela terceira rodada do Brasileirão. A equipe retorna a Porto Alegre com mais dúvidas do que certezas.

O resultado, não demonstra totalmente o que foi a partida, já que o time gaúcho poderia ter sofrido uma goleada caso o goleiro não tivesse salvado algumas finalizações, além das diversas oportunidades desperdiçadas pelo adversário cara a cara com o gol.

O principal problema voltou a ser o sistema defensivo. Fragilizada desde o começo da temporada, a equipe comandada por Luís Castro apresentou falhas recorrentes e teve dificuldades para conter o time paulista, que foi superior durante boa parte do confronto.

A aposta do treinador em um meio-campo sem um articulador — com Edenilson ao lado de Arthur e Noriega — deixou espaços à frente da zaga. A estratégia durou pouco: aos 39 minutos do primeiro tempo, Willian entrou na vaga de Edenilson. João Pedro, Balbuena, Marlon e Tetê, poupados diante do Novo Hamburgo, retornaram ao time.

Dominado na etapa inicial, o Grêmio viu o São Paulo abrir o placar em lance confuso. Após pênalti marcado aos 21 minutos, Lucas Moura converteu a cobrança, aos 23, apesar do toque de Weverton na bola. Os donos da casa ainda tiveram um gol anulado por impedimento e criaram outras oportunidades explorando erros da defesa gremista.

Na volta do intervalo, a situação se complicou rapidamente. Wagner Leonardo, já advertido com cartão amarelo, foi expulso com pouco mais de um minuto por falta em Calleri. Com um a menos, o Tricolor gaúcho sofreu o segundo gol aos 12 minutos, quando Luciano ampliou após nova desatenção defensiva.

O São Paulo ainda desperdiçou a chance de aumentar a vantagem em cobrança de pênalti defendida por Weverton. Mesmo com alterações promovidas por Luís Castro ao longo da etapa final, o Grêmio não conseguiu reagir e pouco ameaçou o adversário.

Com a semifinal do Campeonato Gaúcho no horizonte, o técnico terá alguns dias para ajustar a equipe antes de voltar a pensar no Brasileirão. O próximo compromisso pela competição nacional será no dia 25 de fevereiro, contra o Atlético-MG. Para o confronto, o clube poderá contar com os reforços dos argentinos Leonel Pérez e Nardoni, que não estão inscritos no Estadual.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.