Geral
Secretaria de Saúde apresenta resultados e projeta novos avanços para 2026 em Dois Irmãos
Secretário Nilton Tavares destaca ampliação de equipes, redução de filas e novos projetos para 2026
Dois Irmãos
por Bruno Wingert
A Secretaria de Saúde de Dois Irmãos apresentou o balanço das ações realizadas em 2025 e as principais metas para 2026. Em entrevista, o secretário Nilton Tavares destacou avanços estruturais, redução de filas em especialidades e exames, além de novos projetos que devem ser implementados neste ano.
Entre os principais resultados estão a ampliação de equipes, melhorias na regulação e investimentos em estrutura física das unidades de saúde.
Confira a entrevista na íntegra:
Quais foram os principais avanços e conquistas da Secretaria de Saúde de Dois Irmãos ao longo de 2025?
“Tivemos avanços importantes com a implementação de duas novas equipes de saúde bucal junto às UBSs Navegantes e Vale Verde. Conseguimos credenciar na Rede Bem Cuidar do Estado as UBSs Bela Vista e União, antes só tínhamos a UBS São João, e nesta conseguimos uma obra de ampliação significativa do prédio com dois novos consultórios e uma sala de procedimentos, a qual já se encontra em processo para licitação. Ainda pela Rede Bem Cuidar tentaremos uma reforma para melhoria do prédio da UBS Bela Vista”.
Tivemos melhorias no nosso setor de regulação com a diminuição de prazo nos exames laboratoriais e também diminuição significativa nas filas de tomografia e ressonância magnética. Conseguimos zerar as filas de espera reguladas pelo município nas especialidades de otorrinolaringologia, neuropediatria, ginecologia e urologia.
Zeramos a fila de cirurgias de hérnia e vesícula para os nossos munícipes que estavam em fila pelo Estado com o aumento de procedimentos custeados pelo município. Como medida para melhorar a gestão do serviço de fisioterapia, contratamos uma profissional para fazer a regulação, propiciando que mais pacientes possam ser atendidos num menor espaço de tempo.”
Quais desafios mais impactaram a área da saúde no último ano e como a gestão trabalhou para enfrentá-los?
“Nosso desafio é constante no sentido de fazer nossos munícipes acessarem os serviços de alta especialidade, o que via de regra é da competência do Estado e dependemos de regulação. Neste sentido, às vezes não temos tantos recursos senão relatar as situações nas instâncias adequadas”.
Em termos de atendimentos, exames e especialidades, quais números ou ações o senhor destaca como mais relevantes em 2025?
O secretário disponibilizou os seguintes dados de produção da Secretaria de Saúde em 2025:
- Atendimentos odontológicos nas UBSs: 8.016
- Atendimentos médicos nas UBSs: 52.350
- Exames laboratoriais: 18.000
- Ecografias: 6.425
- Colonoscopias: 540
- Endoscopias: 756
- Consultas com especialistas (Cardiologia, Urologia, Neurologia adulto e pediátrica, Vascular, Ginecologia e Otorrinolaringologia – oferecidas pelo município): 6.080
- Ressonâncias: 538
- Tomografias: 1.237
- Densitometrias: 279
- Mamografias: 2.129
Quais são as principais prioridades e metas da Secretaria de Saúde para 2026?
“Estamos às vésperas de implantação do uso de Inteligência Artificial (SUSI) junto ao nosso setor de regulação, o que trará mais rapidez, transparência e celeridade para os pacientes, bem como racionalização de meios humanos e materiais para a gestão, uma vez que os processos serão otimizados entre a nossa rede de atenção básica e o setor de regulação.”
Há novos investimentos, programas ou projetos previstos para este ano que a comunidade já possa esperar?
“Queremos inaugurar ainda no primeiro semestre o novo centro de imagens do Hospital São José, o qual contará com salas novas de raio X, ecografia e para tomografia. Infelizmente tivemos e ainda temos alguns percalços pela situação de ser uma obra complexa quanto à adaptação do espaço físico e logístico junto a um prédio que é bem antigo.
Já estamos em treinamento para implantarmos junto à atenção primária em saúde (APS) do nosso município a linha de cuidado ‘60 Minutos para o Cérebro’: Iniciativa para o Diagnóstico e Cuidado Integral em Alzheimer e Prevenção da Saúde Cognitiva. Uma parceria sem ônus para a administração com o renomado médico geriatra Dr. Leandro Minozzo, que tem ampla experiência em pesquisa, prevenção e tratamento com pacientes com doenças neurodegenerativas.
Queremos também ofertar mais uma Prática Integrativa e Complementar para nossa população, o Lian Gong, uma prática corporal chinesa que une medicina tradicional e exercícios físicos, com vistas ao controle da dor crônica, articulações e problemas respiratórios.
Estamos buscando junto ao Ministério da Saúde a implementação do programa Melhor em Casa, como linha de cuidado continuado a pacientes em situação especial, como acamados, cuidados paliativos e outras situações em que seja mais viável a não internação.
Temos vários outros projetos que estão sendo avaliados e estudados para melhorar fluxos e processos, sempre com a intenção de prestar os melhores serviços e de valorizar nossos servidores que estão na ponta e fazem as coisas acontecer.”
