Coluna Dois Irmãos
Nem aquilo que está enterrado escapa de ser roubado
LADRÕES DE AIPIM
* Nem aquilo que está enterrado escapa de ser roubado. Há duas semanas, o agricultor João Garcia, que cultiva aipim junto à Estrada Picada Verão, está tendo sua lavoura invadida por desocupados que só aparecem para colher aquilo que os outros passaram trabalho para cultivar.
* Nem mesmo Seu João “tirando plantão” na lavoura, está resolvendo o problema. Porque a cara de pau dos meliantes é tanta que eles aparecem do mesmo jeito, porém, escapam quando o avistam. A sorte deles é que ainda não invadiram uma lavoura onde o proprietário está disposto a meter chumbo.
* A situação é mesmo revoltante. Uma família de agricultores, gente simples que trabalha até nos finais de semana, ter sua fonte de renda levada na maior cara de pau. Por azar do Seu João, não existem casas próximas da lavoura, o que facilita bastante para os ladrões.
OUSADIA DOS BANDIDOS
Seguindo a mesma linha, nas últimas semanas, têm acontecido vários casos em Dois Irmãos nos quais parece que os bandidos não estão muito preocupados se serão identificados e presos. Na terça-feira, tivemos uma idosa assaltada no Centro, à luz do dia e em uma das avenidas mais movimentadas. Outro caso aconteceu na noite da sexta-feira para o sábado, na associação do Travessão Rübenich, com o pessoal que estava jogando cartas. Poucos dias antes, um bandido com uma faca causou pânico nas vítimas que foram abordadas nas avenidas 10 de Setembro e 25 de Julho, junto à Praça do Imigrante. E não era tarde. Pouco depois das 22h, horário que muita gente costuma praticar caminhada. Sem contar os furtos e arrombamentos que têm acontecido, principalmente no Moinho Velho e Vale Verde.
VIDEOMONITORAMENTO
No combate ao crime, a comunidade pode contar com mais uma importante ferramenta. Há poucos dias foi entregue mais uma etapa do sistema de videomonitoramento, o que deve ajudar a solucionar muitos dos casos, principalmente quando os envolvidos conseguem fugir sem serem identificados.
CARTEIRAS DE IDENTIDADES
O pessoal que não estava conseguindo confeccionar a Carteira de Identidade pode procurar o Setor de Identificação da Prefeitura. Desde o último dia 8, o tablet para assinatura digital para emissão do documento estava com problemas, mas ontem voltou a funcionar.
FALTOSOS NAS CONSULTAS
Um dado preocupante é a quantidade de pacientes que falta consultas e exames que estavam agendados nas Unidades Básicas de Saúde. Em 2017, de 62.453 consultas e exames agendados, 5.488 não compareceram, representando 8.78% de faltosos. Está na hora das pessoas se conscientizarem que isso tudo gera gastos aos cofres públicos.