Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa – 27/03/2026

27/03/2026 - 06h36min

Dois Irmãos

Mauri Marcelo Toni Dandel

78
-Lembra que esses dias a gente comentou sobre a empresa mais antiga do mundo, que é uma empresa da China? Lembro que falamos que aqui na nossa cidade temos muitas empresas antigas, com mais de 40, 50, 60, 70 anos. Algumas já chegando a 80! Pois é, então, segunda vamos dar os parabéns para a Wirth, que celebrou 78 anos. E vamos contar uma história aqui! Aliás, qual a firma mais antiga de Dois Irmãos em atividade? Quem será que pode nos ajudar com essa resposta?

FILA DO PÃO
Dias atrás alguém me perguntou porque se mede a chuva em mm e não em ml. Então, quem sou eu na fila do pão para dar explicações técnicas, mas o que eu sei é que pode ser em milímetros porque a gente mede os mm ou cm que a lâmina de água acumula por m2, no pluviômetro ou qualquer outra “ferramenta”. Ou seja, a gente não mede o volume de água, pois seria impossível, daí, sim, seria em ml, ou seja, mililitros.

BALDES
-Mas, se você não concorda ou ainda tem dúvidas, não tem problema, faça como nossa avó que media a chuva em “baldes”: “choveu baldes e baldes”, ou seja, choveu muito.
-Por falar nisso, tivemos baldes e baldes de água nos últimos dias, não é? Parece que a coisa está meio descompensada. Falei com o Celso Schneider, nosso assinante ali do Primavera, e ele passou que em janeiro choveu 141mm e fevereiro deu 113mm. Agora em março, só no dia 17 de 63mm. Ele não “fechou” a conta em março, mas já está em torno de 100mm.
RÁPIDAS
* Falando em Celso Schneider, ele avisou que a Express Loucura está de volta e já tem data, mas ainda não dá para divulgar. Apenas será “no outono”, na Atiradores.
* E sábado, 28, vamos ter St. Patrick´s Day na Hunsrück, com The Walkers, Tribah, chope verde, burguers e tudo o que o Biergarten oferece. Show!
* Falando em festa, a pedido do nosso leitor Rocha Büttenbender, no sábado, 28, na Walachai, tem o Baile de 40 anos e gravação do 9º DVD do musical Monte Azul, com sorteio de prêmios em dinheiro. Ing. antec. a R$ 15.
* E no Pomar Muckers, sábado tem a la carte e domingo tem buffet livre, com a temporada de colheita de caquis branco e preto aberta. Lembrando que nesta sexta, tem o Baile Delas, a fantasia, no Teewald, organizado pela Liga Feminina de lá.
-Aproveitamos para parabenizar a equipe do Julio da Body´s que foi em peso na volta do Lago Negro e papou muitas medalhas e pódios. Além dele, a Marlei ficou campeão mais uma vez. Parabéns! Além das conquistas para a cidade, estão motivando muita gente a adotar uma vida saudável.
-E quem gosta de assuntos políticos, dá uma lida na coluna de ontem que foi 100% política.
* A mensagem positiva do dia, dos Provérbios, 18: “Crie o hábito de profetizar coisas boas sobre sua vida, palavras tem poder”. Abençoada semana!

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.