Região
Dois Irmãos participa do lançamento do Programa Estadual de Preparação para Eventos Extremos
Dois Irmãos – O secretário de Turismo e Cultura de Dois Irmãos, Edson Maicá, que também coordena a Defesa Civil do município, participou nesta quarta-feira (17/6) do lançamento do Programa Estadual de Preparação para Eventos Extremos (Prepara RS – El Niño), promovido pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Segundo Maicá, o encontro teve como objetivo alinhar informações e tranquilizar a população. “O El Niño, por si só, não é sinônimo de enchente. Depende de muitos outros fatores”, destacou o secretário, acrescentando que os institutos meteorológicos acompanham diariamente a evolução do fenômeno e que um diagnóstico mais preciso sobre possíveis eventos graves só é possível com 10 a 15 dias de antecedência.
O secretário ressaltou ainda os avanços na preparação dos municípios gaúchos: há dois anos, apenas 60 municípios do Estado contavam com plano de contingência; hoje, todos os 497 municípios possuem o documento. Além disso, o Estado investiu em estações meteorológicas, radares e sistemas de monitoramento do nível das águas, capazes de gerar manchas de inundação e disparar alertas à população.
Outra novidade anunciada é a liberação de R$ 32,9 milhões em repasses fundo a fundo para que os municípios adquiram equipamentos de Defesa Civil, como geradores, rádios de comunicação e veículos leves. Os valores individuais podem variar de R$ 50 mil a R$ 300 mil, conforme a solicitação de cada município.
O decreto assinado pelo governador Eduardo Leite institui formalmente o programa e estabelece eixos estratégicos que incluem o fortalecimento das defesas civis municipais, monitoramento, comunicação integrada entre Estado e municípios e proteção da infraestrutura crítica.
