Conecte-se conosco

Geral

Água de Ivoti confirma tarifa de esgoto a partir de julho para bairros com coleta e tratamento

25/06/2026 - 10h38min

Na última semana o vereador Volnei Renato Gross postou em suas redes sociais uma reclamação de falta de transparência relacionada a Autarquia Água de Ivoti. Ele recebeu de uma moradora a informação de que o município passaria a cobrar sobre o tratamento de esgoto realizado em suas residências. Ele também levou esse questionamento para a sessão da Câmara de Vereadores na sessão de segunda-feira, 22.

Volnei questionou sobre a falta de comunicação da Água Ivoti com os edis, sendo que são os vereadores que a população busca para obter respostas. “Fui questionado por uma moradora da rua Portugal, que recebeu essa notificação da Autarquia e, na rua dela, não tem tratamento de esgoto. Pela notificação, é possível entender que todos vão precisar pagar. Presam tanto por transparência, mas nós ficamos sabendo pelos moradores, somos questionados e não sabemos de nada”, afirmou. Segundo Volnei, mais tarde ele soube do decreto 40, de 2021, que regula essa demanda, mas ele questiona se esse decreto autoriza a cobrança.

Durante a sessão, a presidente Marli Heinle Gehm informou que conversou sobre essa demanda com o prefeito Valdir Ludwig e foi informada de que a cobrança é só para quem tem tratamento de esgoto em sua residência. “Atualmente quem paga até R$ 98,27 de água, vai ter uma cobrança de R$ 53,40 de esgoto, ou seja, R$ 5,34 por metro de água consumido”, explicou Marli.

Água Ivoti

Em nota, a Água Ivoti informou que a Resolução CSR Nº 08/2026 de atualização do sistema tarifário foi publicada nos canais oficiais da Água de Ivoti, e faz parte do reajuste anual. A cobrança da tarifa de esgoto entrará em vigor a partir do mês de julho, conforme ofício encaminhado pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (AGESAN), que determina a instituição da arrecadação sobre os serviços de esgotamento sanitário.

É importante ressaltar que a cobrança será aplicada somente nos imóveis localizados nos bairros atendidos pelo sistema de coleta e tratamento de esgoto, ou seja, Jardim Panorâmico, União, Vivalar, Colônia Japonesa, Concórdia, Palmares, Jardim do Alto, Jardim Bühler e Colina Verde. No entanto, a cobrança não abrangerá todos os imóveis desses bairros, somente os imóveis que já possuem atendimento pelo sistema de coleta e tratamento de esgoto. Por esse motivo, os convites para as reuniões informativas, que buscam presentar o projeto, esclarecer dúvidas e prestar todas as informações necessárias sobre a implantação da tarifa, estão sendo entregues apenas aos moradores dos imóveis que se enquadram nessa condição.

Ao todo são 526 matrículas que serão cobrados a tarifa de esgoto. Com base nisso, são aproximadamente 7% de esgoto coletado e tratado. O percentual se refere apenas aos imóveis que já contam com atendimento de coleta e tratamento de esgoto atualmente. Todas as novas ligações que estarão nestas áreas aptas com rede de coleta e tratamento de esgoto sanitário, serão incluídas gradativamente.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.