Geral
Produtor rural é suspeito de participar na morte de cães em Herval
Herval – Um produtor rural de 63 anos é suspeito de participar da morte de cães em Herval, no Sul do Rio Grande do Sul. Polícia Civil, Brigada Militar e Ministério Público cumpriram mandado de busca e apreensão na casa dele nesta quarta-feira ,22, e apreenderam objetos. Como ele tinha uma arma, foi preso em flagrante. Mas pagou fiança de R$ 1 mil e foi liberado.
O delegado Félix Rafahim relatou que o homem também foi autuado pelo MP por maus-tratos a cães que estavam presos e em local em condições impróprias.
O produtor rural foi liberado, mas segue sendo investigado. A polícia chegou até ele por meio de denúncias. “Ele paga a fiança, mas se compromete a comparecer a audiências”, diz Félix.
O delegado acredita que mais pessoas tenham participado da morte dos cães. Conforme ele, a causa foi envenenamento, mas ainda não há um laudo oficial sobre o tipo de substância usada. Mais de 20 animais foram encontrados mortos na cidade, alguns dentro do pátio de casas.
A cidade de Herval tem 7 mil habitantes. Somente um morador, que mantém um canil, perdeu nove cães. Um empresário do município perdeu três animais. As mortes ocorreram na madrugada de 16 de agosto.
O produtor rural investigado não tem antecedentes criminais. O delegado relatou que ele registrou ocorrências na polícia por morte de ovelhas que ele cria, chegando a cerca de 70 animais mortos, em momentos diferentes.
Após o registro das ocorrências na polícia, a Prefeitura de Herval divulgou uma nota em que diz que o “município possui um departamento com veterinário para castração de animais, preocupado com a proliferação descontrolada”, e acrescentou que “o ocorrido não tem aval da administração municipal.”
Leia também:
Funcionário da Lojas Quero-Quero de Ivoti que faleceu já estava internado há duas semanas